segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

KIDS - Um pacote educativo para informar sobre Diabetes nas escolas


Você conhece algum aluno com diabetes? Será que novas informações sobre diabetes precisam ser encaminhadas para o dia a dia nas escolas? E alimentação saudável e prática de atividade física são importantes para todos os alunos?  E o diabetes, o que muda na rotina escolar?
Pensando nisso, a ADJ Diabetes Brasil em parceria com a Internacional Diabetes Federation – IDF, está disponibilizando um pacote educativo para informar sobre diabetes nas escolas para responder a estas questões.
O pacote educativo do projeto KIDS &Diabetes em Schools está dividido em módulos para quatro públicos diferentes:

Pacote educativo 1: Equipe da escola.
Pacote educativo 2: Familiares de alunos com diabetes. 
Pacote Educativo 3: Alunos
Pacote educativo 4: Familiares de alunos

Nestes módulos são apresentadas informações como: O que é diabetes, tipos de diabetes, informações sobre o tratamento, situações de emergência na escola, atividades físicas, alimentação, atividades extracurriculares, entre outras informações.

Vamos divulgar esta ideia!

Este pacote educativo pode ser distribuído gratuitamente nas escolas e já está disponível em 8 idiomas.
Acesse e imprima seu pacote educativo:


segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

A hipo...ontem...e hoje...

Antigamente (bem lá o começo da minha diabetes) quando ainda usava a horrível insulina NPH, tinha hipos terríveis.
Mas, não tinha a menor noção do perigo.
Quando me lembro da intensidade das minhas hipos dessa época, posso afirmar que beirei a morte em algumas delas. Sem exageros, mas sim, era assim!
Nada como o bom e velho tempo que passa...o dia-a-dia...as horas corridas...as situações que repetidamente passamos...
Mesmo assim, a hipo foi, é e sempre será o meu maior medo em relação à Diabetes.
Mas, sei que hoje lido de maneira bem diferente com ela.
A um primeiro sinal de sensação, já penso e digo: "tenho que medir".
E dificilmente erro. Quando digo isso, sim, na maioria das vezes estou com hipo.
Por isso, temos que estar atentos aos sinais de nosso corpo.
E não ter medo de ingerir açúcar. Sim, nessas horas tem que ser algo doce que faça subir logo a glicemia. Não adianta comer pão, bolacha, pizza nessas horas. Tem carboidrato? Tem, mas pra essa hora não é o indicado. Fica a dica ;)

durante a hipo...
depois da hipo...



sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Erros que acontecem...

e com medo de ter uma hiper, tive uma hipo...
ontem teve festinha de aniversário no serviço para a minha amiga adalgisa...
sabe como é né...bolo gostoso e salgadinho delicioso...
quis comer, mas não queria que subisse a glicemia...
medi e apliquei insulina. tudo isso fora do meu esquema normal diário...
cheguei em casa ainda tomei um shake de banana e fui fazer um pouco de exercício.
estou em cima do aparelho me exercitando e começo a sentir uma leve moleza...
falei pro douglas: acho que vou medir...parei pra medir e tava 53.
não fiz mais exercício e tomei um suquinho de maçã.
e depois ainda tive que complementar com uma colher (bem servida) de doce de leite.
onde foi o erro?
foi na quantidade de insulina aplicada.
apliquei a mais do que o necessário :p

Parabéns Adalgisa (é a que está do meu lado esquerdo).

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Mais uma visita à nutricionista

Ontem tive mais uma consulta com a nutricionista.
Estava até receosa, pois sabe como é né...
Final de ano, preguiça, algumas coisas da dieta deixadas meio de lado...
Achei que fosse estar tudo fora...kkkkk
Estava até desanimada...
Mas no fim deu tudo certo :D
Ela indicou como um complemento para melhorar as glicemias, a introdução de tintura de jambolão. Aqui é bom ressaltar que é apenas um complemento (insulinas continuam sempre ok?).
Pra mim será um teste, vamos ver se terá algum efeito positivo. Afinal de contas minha última glicada subiu um pouco. Ela vinha se mantendo sempre abaixo de 6,5% e agora deu 6,9%. Então uma de nossas metas (minha e da nutri) é fazer essa glicada voltar para o ideal.
Além disso, está estabelecido: tenho que voltar a me exercitar! E de acordo com minha avaliação aí abaixo, basta meia hora de exercício por dia! Tá bom demais né, não me peça pra fazer mais que isso...kkkkk
Falei pra ela que estava fazendo mais ou menos a dieta..rs... E que também meu horário do jantar estava um pouco mais tarde do que tem que ser...E que minhas glicadas em jejum estavam difíceis de acertar...E que não estava me exercitando...Aí mais que do nunca preciso: acertar o horário do jantar, fazer o lanchinho da noite com o glucerna (como estava jantando tarde, não estava mais fazendo esse lanchinho que ou era uma banana assada com canela ou era o glucerna) e pegar no exercício (ai sempre isso...kkkkk)!
No mais, me passou umas receitas de suco pra variar com o shake de banana e o suco rosa da tarde e também uma receitinhas de sopa pra fazer a noite. Conforme eu fizer e experimentar passo as receitinhas ;)
Ahhh passou também o ômega pra continuar tomando pra ajudar no controle do colesterol. Disse que agora tem um ômega importado que tem 90% de princípio ativo. O que eu estou usando atualmente tem no máximo 35%. Que diferença né!
Fiquei feliz porque reduzi mais alguns centímetros de cintura (na 1ª vez que fui à nutri estava com 94 cm, hoje estou com 81 cm!) e quadril (de 101 para 92 cm) e o que emagreci foi mais gorduras. Meus índices de gordura e massa muscular estão dentro dos valores normais \o/.
A gente sempre acha que não precisa do(a) nutricionista. Mas necessitamos sempre!

Olha que belezinha: massa muscular e gordura Ok!!! E peso então... :D
Falta só um pouquinho para ajustar a cinturinha: tá 81 cm, o ideal é até 80, ou seja, dá pra diminuir bem mais :p 
Meia hora de exercício todos os dias: mais uma meta para esse ano :)