quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Glicada 6,9%

Olá pessoal!
Essa semana peguei os resultados de alguns exames de rotina.
Tá certo que a minha consulta com a endócrino será só no dia 11 de fevereiro, mas como sou xereta, já fiz minha própria autoavaliação...kkkk
Na verdade sempre faço isso. Não sei como tem médico que não gosta que a pessoa abra os exames antes dele! O exame não é dele, é da pessoa!!! hahahaha...
E outra, a gente pode até algumas vezes fazer alguma interpretação errada, mas pelo menos a gente chega na consulta para tirar dúvidas, conversar e não somente ficar dizendo amém a tudo o que o médico diz. Bom, isso é minha opinião tá?
Então, acho que os exames são como as provas de escola.
Você pode ir bem, mais ou menos ou mal na prova.
Só que uma coisa é certa, se você acompanha as aulas e estuda direitinho ao longo do bimestre, as chances de você se dar bem na prova são enormes. Você tira de letra, o esforço é diário, mas a prova será apenas uma consequência desse esforço.
Agora, se você não fizer nada durante o bimestre, não ler, não estudar, não praticar e deixar para a última hora para dar aquela olhada geral, pode até ser que você se dê bem, porém as chances são mínimas. Porque como já disse a prova é a consequência do seu esforço diário.
Tem aquele também que procura fazer tudo certo, mas vez ou outra dá uma escorregada, se distrai, mas sempre tem um sininho dentro de si que toca para lembrar da necessidade do esforço, do empenho. Então, sempre faz isso a tempo para que no final o resultado seja favorável.
Acho que me encaixo nesta última situação...rs...
Pra mim é difícil fazer tudo certinho todo o tempo. Não consigo. Mas também não vou enfiar o pé na jaca e largar tudo e dizer que se dane. Não, não consigo. Então levo numa boa com altos e baixos, mas que no final a média acaba me sendo favorável...rs...Sou mediana...kkkkkk
Minha glicada desta vez, subiu um pouco, pois minha meta é ter glicada abaixo de 6,5. Agora deu 6,9. Tudo bem que tá abaixo do 7, mas minha meta continua sendo abaixo de 6,5%, então tenho essa tarefa para o próximo exame.
Fiquei feliz com os resultados do colesterol bom e ruim que estão dentro dos limites desejáveis. Fazia tempo que meu colesterol bom não ficava assim...rs...Graças à nutricionista, adicionei alguns alimentos importantes à dieta, como as castanhas (castanha do pará, castanha de cajú, macadâmia, nozes, amêndoa, pistache), linhaça dourada ( no mamão da manhã e também no shake de banana da tarde) e cápsulas de ômega 3 (após o almoço). Isso me ajudou muito a atingir o resultado. Só não foi melhor, pois fiquei devendo na atividade física (como sempre... :p)
Em relação aos hormônios da tireóide, tudo está ok tb, comparando com os outros resultados de exames anteriores. Creio que a dose vai continuar a mesma ;)
O mais importante de tudo mesmo, é que tenho me sentido bem, com boa saúde e magra!!! kkkkk
Já perceberam né as coisas que tenho que melhorar! E é isso o que eu digo, vamos em frente, priorizando a saúde e o bem-estar!




quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Dica: Pão sírio mini

Se tem uma coisa que adoro fazer é ler os rótulos dos alimentos...rs...
Qualquer pessoa deveria fazer isso, mas nós diabéticos, devemos mais ainda!
Saber as características dos alimentos que iremos consumir e saber de que maneira vão impactar na glicemia, principalmente.
Além da glicemia, há outros fatores que também merecem nossa atenção, como por exemplo, o peso corporal e pressão arterial.
Um dia desses estava fazendo um lanchinho e resolvi dar uma olhada nos rótulos de 2 pacotes de pão que estavam na mesa. E fiquei muito feliz pela minha escolha...rs...
Por causa da dieta que comecei a seguir para emagrecer, diminui drasticamente a quantidade pão. Mas, às vezes para matar a vontade, como o pão sírio. Adoro!
Então sempre compro um pacote de pão sírio para ter em casa. O Douglas (meu marido) gosta de comer o pão integral. Às vezes ele faz o pão, mas na maioria das vezes compramos um pacote também (precisamos mudar isso, fazer mais e comprar menos!!!). As marcas são as mais variadas, mas temos procurado comprar com aquele que vem em primeiro lugar nos ingredientes, a farinha de trigo integral. Isso significa que este ingrediente é o de maior quantidade no pão. Se você compra, por exemplo, um pão que venha escrito em primeiro lugar farinha de trigo enriquecida com ácido fólico e a farinha integral em segundo ou terceiro, quer dizer que é uma enganação...rs...
Mas, voltando à questão, fiquei feliz ao comparar as duas embalagens.
Por que?
Porque eu como 1 pão sírio (tem que ser da versão mini tá?) que tem a metade da quantidade do pão integral, mas que pra mim alimenta do mesmo jeito...rs... tem um pouquinho menos de carboidratos, bem menos de calorias, muito menos de sódio...Além disso olha a quantidade de ingredientes...Não precisa nem ler...rs...Só ver pela quantidade de um e de outro...Claro que o que tem menos ingredientes, tem menos conservantes e é menos processado e tals...

Valeu a dica? Leia sempre os rótulos! ;)

 



terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Uma das metas para 2015...

Comecei agora em janeiro uma coisa que já deveria fazer há 10 anos...rs...
Marcar a data inicial de uso na caneta de insulina.
A gente sempre acha que vai lembrar o dia que começou a usar a caneta...
Mas, não adianta! Não lembra! kkkk...Às vezes acho que não está fazendo efeito a danada, na dúvida, acabo trocando a caneta.
E isso é um risco, porque a caneta em uso tem a validade de 28 dias!
Ela não deve ficar refrigerada, mas também deve ser mantida em temperatura ambiente em local o mais fresco possível.
O que hoje em dia está muuuuito difícil, com esse calor que anda fazendo né!!!
Por isso não  podemos bobear. Se der os 28 dias e ainda tiver insulina, tem que começar usar uma caneta nova. Não tem jeito!
E acredito que com esse calor, talvez até diminua o prazo de validade. A minha pelo menos fica na minha bolsa, então não é um dos lugares mais frescos...rs...



sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Números que me encantam...

Procuro me divertir e me encantar com os bons momentos que a Diabetes proporciona.
Não sou alienada e nem ridícula por causa disso. 
É uma visão que prefiro ter e acredito que isso me ajuda positivamente na minha vida.
Pra quem tem diabetes há um bom tempo, sabe que nossa vida é feita de altos e baixos.
Nos momentos em que nada parece que dá certo, que tudo parece estar sem controle, acredite, é apenas um momento!
E aqueles momentos perfeitos, são os que nos levam a seguir adiante, com firmeza e fé! 
São esse momentos que procuramos manter em nossas vidas. Então se vir uma glicemia que você acha que é perfeita, comemore! Aproveite e faça desse momento uma inspiração! 

de cima pra baixo, de baixo pra cima, de frente pra trás, de trás pra frente...longe da hipo e longe da hiper...dá pra comer um lanchinho bem leve, como uma fruta por exemplo...não tem como não gostar deste número...ahhh se sempre fosse assim...
  

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Shitake com jiló

Querem uma dica deliciosa de comida? nham, nham...
Cogumelo shitake com jiló, pimentão e cebola!!!
Delícia demais!!! E super saudável :D
Mas olha, já usei cogumelo desidratado e fresco.
Sempre que possível use o fresco é muito mais gostoso e mais nutritivo também :D
Mas vale com o desidratado, este é melhor quando você quer comprar e deixar guardado pra fazer a hora que quiser, já o fresco tem que comprar e fazer logo.
E o jiló então? Tem gente que fala que odeia, mas nunca experimentou!!! kkkkkkkk
Desse jeito aí ó, bem fritinho, tem que por um pouco de azeite , um pouquinho de manteiga pro cogumelo e deixar no fogo baixo, fritando fritando...eu gosto bem queimadinho :D :D
Joga um pouquinho de molho shoyu pra dar uma corzinha e um salgadinho...
Experimentem e me falem, é ou não bom demais???