quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Do que a Diabetes me curou? Problemas de pele

Olá pessoal, hoje me lembrando da minha vida, no período anterior ao diagnóstico da Diabetes, me passou isso pela cabeça: que a Diabetes curou alguns males que vinha sofrendo.
Então pra não ficar longo demais, vou falando um de cada vez...rs...
O primeiro que gostaria de falar é em relação aos problemas de pele que uma Diabetes mal controlada pode trazer.
Na época estava diabética, mas ainda não sabia deste fato em minha vida!
Um dos problemas que vinha sofrendo era com a minha pele. Nossa! Como me incomodava!
Minha pele era extremamente seca, o que me levava à coceiras horríveis. Essas coceiras deixavam feridas pelo corpo, mas principalmente nas minha pernas. Deixavam tb manchas escuras, principalmente na região das costas. Era muito feio!
Meus pés então! Que vergonha eu tinha! Sabe destes pés cascorentos, nojentos, cheio de frieiras, com unhas cheias de infecções e ressecados? Passava creme e tudo, mas não adiantava. Cheguei até a ir em uma dermatologista, mas neste caso, não adiantaria fazer um tratamento visando apenas este problema né? Já que estava relacionado à Diabetes. Mas a dermatologista nem levantou essa hipótese na época... Estranho né?
Hoje não, minha pele é normal, meus pezinhos tb...rs...Aquelas coceiras, que meu marido achava que era algum problema psicológico que eu tinha...kkkkkk não existem mais!
Sabe por que? Porque sei que tenho Diabetes e que preciso mantê-la sob controle! Pra que sofrer né com os males que ela pode trazer?

6 comentários:

  1. Oi, Dani! Fazia um tempão que eu não aparecia aqui, e vim dar uma olhada pra ver se tinha novidades recentes. Sobre sua postagem "do que a diabetes me curou", digo na lata: prisão de ventre! Depois que mudei a alimentação devido ao diabetes, cabou-se! Curado... de vez em quando me lembro como sofria antes com isso.

    Agora eu vim aqui em busca de um espaço para desabafo e compreensão mútua devido a um problema que tenho enfrentado e tá começando a me chatear... Pasmem: o PRECONCEITO. E pasmem de novo: dos médicos principalmente, o que é sórdido e irritante!

    Explico: o diabetes é culpa e desculpa para tudo. Parece que não existe mais outro fator, outra causa de morte possível para um diabético, que não a síndrome! A primeira endócrino com a qual me tratei, recomendou-me não andar mais de moto. Outra vez, tive um problema na unha do pé devido a uma pancada, outro endócrino só faltou dizer que eu estava prestes a perder a perna. Extraí a unha e tô com o dedo normal, de unha nova, faz um ano. Aí agora estou com um problema no dente e preciso fazer um canal... A primeira dentista não quis fazer, mandou pra outra "especialista", daí essa me pediu um laudo da endocrinologista e cópia de todos os exames. Providenciei tudo e levei. Chegando lá para marcar as sessões, ela me veio com outra entrevista do tamanho do mundo pra saber como tava meu tratamento do diabetes... Me estressei e disse "os exames estão aí, o laudo autorizando o procedimento está aí, já tinha lhe dado minha palavra... Se a senhora preferir resumir logo dizendo que não quer fazer, fique à vontade". Na verdade isso gerou uma pequena discussão e eu preferi procurar outra dentista. E eis que a outra já começa lamentando como que eu "tão jovem" e tenho diabetes - (ódio)... E aí vem com a mesma bateria de perguntas e recomendações e se esquiva mais do que tudo! Síntese: Tô aqui com um dente esburacado doendo manhã, tarde e noite, e dentistas com medo de mexer porque sou diabético. Palavrões mil, muita raiva em mim. Queria saber se seus médicos por aí são assim tão, digamos... Abestalhados!!

    Abaixo essa história de que tudo será destruído pelo diabetes. Abaixo essa história de que todo diabético é negligente. E por favor, se algum médico por ventura um dia ler isso... Pense em respeitar um pouco mais. Antes de ser diabéticos, nós somos pessoas, atendemos pelo nome e não pelo adjetivo. E a "doença" é parte das diferenças que há no mundo. Cuide, apresente soluções a seu paciente e pare de lembrar os problemas. Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá João! Estava com saudade mesmo das suas participações por aqui :D Bem, vamos por partes... Interessante hein esse problema da prisão de ventre! Realmente, melhorando a dieta, só poderíamos ter os benefícios né? Eu tb passei por isso. Não que não comesse bem antes, até comia...mas comia tb muitas besteiras...rs...Acho que seria uma candidata a Diabetes tipo 2....kkkk...A mudança de dieta é um dos maiores benefícios para um diabético! Muitas vezes, as pessoas confundem a dieta de um diabético com uma dieta restrita e sem graça. Mas sabemos que não é assim né!!! Agora, essa coisa de endócrino que não bota fé no paciente que acompanha é de lascar mesmo! Na minha última consulta, comentei com a médica que ela não havia pedido o exame de microalbuminúria, se ela podia fazer o pedido agora junto com a nova bateria de exames. Você acredita que ela olhou meu exame de glicemia de jejum, que estava alta no dia que fiz exame, e jogou na minha cara que ela não poderia fazer o pedido pq minha glicemia estava alta e que daria alteração no resultado!!! Como assim? Ela se basear em uma única glicemia de jejum??? Não sabe que naquele dia estava alta, mas o que importa é o conjunto? É o dia a dia? Daí tive que mostrar pra ela minha planilha de marcações diárias, pra ver que não é todo dia que acordo com ela alta! E outra a minha glicada estava dentro dos valores de referência! Affff, aposto que sempre temos algo a lembrar sobre essa nossa situação! Um saco isso! Agora, em relação à dentista, não entendi pq não quis fazer o procedimento, já que vc levou tudo o que ela pediu sobre a sua diabetes! Até entendo o receio da parte deles, pq afinal de contas, infelizmente a maioria dos diabéticos não tem um bom controle da doença. E realmente, sabemos dos riscos que envolvem. Mas, se ela tinha um protocolo de pedir exames e o parecer médico da endócrino, aí já foi demais mesmo! Pagamos por ideia errada de que todos os diabéticos estão em condição de risco! Aí, já considero tb um preconceito! Sabe, os médicos tem que perceber que o mundo não é só aquele consultório fechado que passam o dia! Eles tem uma missão bem maior que essa, que é lidar com a saúde das pessoas! Divulgar informações, hj em dia a internet está aí! Criem blogs, sites, páginas no Facebook para divulgarem boas informações e incentivos a todos! Vejam a realidade em geral! Pelos comentários, participações, dá para se ter uma ideia de como a coisa está e tentar mostrar a importância da INFORMAÇÃO no nosso tratamento! João, espero que resolva logo essa situação! Se precisar, vamos fazer barulho!!! Abraço!

      Excluir
    2. João, posso fazer deste seu desabafo um post?

      Excluir
    3. Faz! Acho interessante que se pense e entenda mais sobre isso.

      Excluir
  2. Que legal!
    Adorei ter encontrado seu blog.

    Fui diagnosticada com síndrome metabólica há 5 anos e o médico logo me passou o glifage que só funcionava com dietas restritivas. Como sou resistente a uso de fármacos, resolvi por minha conta parar com o remédio e não fez falta. Só a dieta alimentar e exercios resolvia o problema .
    Mas o receio da síndrome se transformar em diabetes me fez procurar um Homeopata, que me receitou Pancreatinum e Syzygium Jambolanum... E nestes 5 anos, mesmo com longos periodos de abuso e sedentarismo, o máximo que a glicemia vai é 140.
    Li sobre a água de quiabo e Passei a usar, desde ontem... E na primeira dose, medi á noite sem jejum e deu 113. Achei fantástico.
    Vamos ver como tudo vi daqui pra frente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Céu! Que ótima a sua conduta! Muitas pessoas conseguem controlar a diabetes somente com alimentação e atividade física! Outros necessitam de medicamentos além do controle da alimentação e prática de atividade física. Nestes casos de diabetes tipo 2 isso é possível! Para nós diabéticos tipo 1 não tem jeito, dependemos de aplicação de insulina diariamente, não temos outra opção. Já teve uma época em que além da insulina, alimentação e atividade física, fiz uso de alguns medicamentos. Mas, com o tempo refleti e vi que medicamentos para mim, não eram essenciais. Era uma espécie de troca, deixava de fazer as coisas essenciais para acreditar que o remédio me ajudaria de alguma forma. Totalmente errado isso! Hj, aplico a insulina e uso uns suplementos naturais indicados pela nutri. Tenho usado bem menos da quantidade de insulina de antes sem necessidade de remédios. Tentei usar tb a água de quiabo, mas não gostei...rs...usaria como complemento tb. Fico só um pouco preocupada das pessoas acharem que a água de quiabo por si só resolva. Sabemos que há outros fatores que influenciam né, citando novamente: cuidados com a alimentação, atividades físicas e pra quem precisa o uso de medicamentos. Acho super válido tentarmos maneiras mais naturais para cuidarmos da saúde, dentro do que é possível né. Boa sorte! Que dê tudo certo no seu controle glicêmico! Bj.

      Excluir