quarta-feira, 11 de março de 2015

A matemática não é exata...

Com a diabetes a matemática não é exata.
Você pode fazer tudo igualzinho todos os dias (ou achar que faz tudo igualzinho...rs...)
Mas nem sempre o resultado será igual.
Por isso, se você mediu a glicemia num dia e deu por exemplo 100, isso não quer dizer que nos outros dias será igual. Pode ser que sim e pode ser que não.
Mas não dá para confiar e nem para "achar", tem que medir sempre.
Todos os dias em diversos horários.
Querem um exemplo?
Durante 3 dias seguidos, minhas glicemias de jejum foram: 100, 101 e 113.
Lindas, não? rs...
Porém vejam só:
No dia que acordei com 100, comi 1/2 mamão. "Achei" que não precisaria aplicar Humalog e não apliquei. Minha glicemia pós café (3 horas depois) foi 211.
No dia seguinte acordei com 101 e comi 1/2 mamão e um ovo quente. Pensei: bom, ontem não apliquei Humalog, me dei mal. Como havia subido pra 211, resolvi aplicar 3 ui de humalog, tentando acertar o meu alvo de glicemia (70 a 140). Quase deu certo, mas ainda ficou um pouquinho alta depois do café (3 horas depois): 163.
Depois no outro dia acordei com 113. Comi o mesmo café da manhã anterior. Se eu tinha aplicado 3 ui de Humalog e deu fora do alvo, pensei: vou aplicar uma unidade a mais. Apliquei 4 ui de Humalog, porém a glicemia pós (3 horas) foi 61.
Toda essa ladainha pra mostrar um pouquinho dos perrengues do dia a dia. E isso somente em um horário. Imagina isso 24 horas por dia...rs...
Sempre devemos estar atentos a todos os fatores que se relacionam, nos diferentes horários e nos diferentes dias (alimentação, exercício físico, emocional e vários outros aspectos).
É importante ressaltar que cada pessoa é uma realidade diferente. Portanto, se falo aqui de quanto apliquei, quanto deixei de aplicar, não quer dizer que isso é uma regra geral. É a minha realidade. Não dá pra eu seguir o que outros colegas dizem em termos de doses de insulina, de alimentação, exercício etc. Uma coisa é certa que é comum a todos os diabéticos (tipo 1): que todos devemos medir diariamente em vários horários a glicemia. Isso sim é regra geral, de resto cada um é cada um! Certo?

Um comentário:

  1. Grande verdade! Sou diabética tipo 2 e precisei usar insulina, por usar continuamente cortisona luto com o acerto da dosagem. E percebi isso também não há regras, somos uma caixinha de surpresa!!

    ResponderExcluir