sexta-feira, 19 de julho de 2013

E pra que facilitar, se eles podem dificultar?

E pra que facilitar, se eles podem dificultar? Aqui em Jacareí, a receita das insulinas é válida por 6 meses. Então a cada 6 meses temos que passar pelo médico endocrinologista da Prefeitura para "atualizar" a receita. Para marcar tal consulta, íamos lá no SIM (Serviço Integrado de Medicina) e deixávamos o nome lá. Depois disso eles ligavam marcando a consulta para passar no especialista, que no nosso caso é endocrinologista. Eis que minha receita está para vencer, e eis que fui lá como sempre para deixar meu nome. Novidade: agora tem que ir no posto médico, marcar consulta no clínico geral para que este encaminhe para o especialista!!! Afffff!!! Aí argumentei, olhe eu sou diabética tipo 1, já tem um número de pessoas diabéticas que recebem medicamentos de uso contínuo (pois, pelo que sabemos não há cura né!). Vocês já devem ter um arquivo aí com essas pessoas. Por que que nós temos que fazer todo esse caminho? Se antes era mais simples? E que a cada 6 meses sabemos que temos que vir aqui? Aí, sabe como é né? Tudo é por causa do sistema informatizado!!! E ainda: Mas se eu não conseguir consulta antes data de vencimento da receita? Ahhh, pode ser receita do clínico geral!!! Como assim??? Não se leva a sério né, a necessidade do paciente ter acompanhamento de um médico especialista! E mais uma pequena observação: da última vez que precisei de consulta, fui lá deixei meu nome e no mesmo dia me ligaram, marcando consulta para o dia seguinte. Sabem por que? Porque estavam fazendo um mutirão. Tinha lá um monte de médico endocrinologista atendendo para que os pacientes fizessem aquela solicitação lá pro governo. Assim, a prefeitura iria diminuir consideravelmente o número de pessoas para fornecer a Lantus!!!

terça-feira, 2 de julho de 2013

Glicemias do mês de junho e novos parâmetros.


Olá pessoal!

Como vocês podem observar, a planilha de glicemias do mês de junho está um pouco diferente dos outros meses.
Resolvi fazer algumas alterações nos intervalos dos valores da glicemia.
As anteriores estavam seguindo os intervalos estipulados pela Luana Alves, do blog "A Diabetes e Eu". Mas, como cada um é cada um, achei mais apropriado fazer um intervalos de acordo com a minha realidade...rs...
Vejam: 

Sei que hipoglicemia é abaixo de 70, porém pra mim quando está na casa dos 60, sinto que não corro tantos riscos, é meio que normal sabe? Por isso, estipulei estado crítico os valores abaixo de 60...Sinto que a cor vermelha é a melhor cor para esses valores...rs...ATENÇÃO! CUIDADO! etc...
Sei que o ideal de glicemia para as pessoas que não são diabéticas seria estar entre os valores de 70 a 99. Porém, como sou diabética e sei que a coisa varia bastante, estipulei para mim, como valores normais, aqueles que estão entre 61 e 140. Na casa dos 60 já expliquei, agora na casa dos 100 aos 140, creio que são valores adequados para quem é diabético. Neste intervalo, não corro risco de hipoglicemia e também posso ficar um pouco despreocupada em relação a ter que comer algo, posso fazer exercício físico, não preciso aplicar insulina para correção, entre outras coisas que agora não me lembro...rs...
Quando sai um pouco desse intervalo, como por exemplo, entre 141 e 160, aí já não gosto muito...mas tudo bem...Geralmente não corrijo a glicemia quando estão nestes valores e também não como nada. Se estiver com fome, como, mas já aplicando um pouquinho de insulina ultra-rápida... É bom também quando quero fazer um soninho...sei que posso ficar tranquila com a glicemia um pouquinho mais altinha...
Agora, a coisa começa a apertar a partir dos 161...Esses são os valores que tento combater com maior ferocidade...rs...É claro que uma vez ou outra, não há como fugir...mas devemos tentar evitar ao máximo, se quisermos nos preservar das complicações futuras... Se vou comer com a glicemia nestes valores, já aplico a insulina para o alimento e mais correção...Acima dos 181 aí já pego mal pra caramba...rs...Aplico insulina  e procuro ficar sem comer por algum tempo para baixar...Evito fazer exercício também, pois vi não sei aonde (não me lembro agora), falando que não é bom fazer exercício com glicemias muito altas...

Bom é isso...na próxima consulta vou mostrar para a médica e ver o que ela acha...se estou certa ou se devo mudar meus parâmetros...

E vocês, o que acham sobre isso? E os seus parâmetros? São outros? Comente aí para que possamos trocar ideias e experiências do nosso dia-a-dia tão cheio de emoções...rs...