sábado, 29 de setembro de 2012

Hipoglicemia em noite fria.

Hipoglicemia é ruim de qualquer maneira...
Mas dessa vez, vou falar de uma que tive um dia desses...
Quer dizer, em uma noite dessas...
Noite fria, que para dormir foram necessários dois cobertores e um edredom...
E quando deitei, demorei pra me esquentar de tanto frio que fazia...
Bom, enfim dormi...e quando foi lá pras tantas da madrugada...
Um calor do cão, aquele peso todo dos cobertores estava me fazendo mal...
Suei que suei...queria jogar tudo bem pra longe...
Até que me dei conta, que se estava dormindo daquele jeito era porque estava muito frio...
E se estava muito frio, e eu com aquele calor todo, só podia ser hipoglicemia...medi e tava 50...
Levantei fui na cozinha, tomei um yakult e voltei pra cama...
Depois de hipoglicemia corrigida...aquele calor todo deu lugar novamente ao frio...
Em questão de minutos...um saco isso...rs...

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Tem coisas que não entendo...

E já fazia uns dias que a glicemia vinha bonitinha...
Posso dizer que desde o dia 18/9, o mínimo que tive foi de 50 e o máximo de 173...
Com exceção de uma hiper de 254 que tive em jejum, por conta do que comi no jantar da noite anterior (situação idêntica, que por incrível que pareça, já relatei 2 vezes aqui no blog...rs...)...
Não vou repetir pela 3ª vez, dêem uma olhada...tenho que descobrir uma nova forma de fazer o peixinho...rs...
Essa hiper foi no dia 22/9, e desde então, a glicemia continuou bonitinha...
Até que ontem, para minha surpresa, me daparei com um 200 no medidor...Não que isso seja uma coisa do outro mundo, porém foi estranho...
Foi estranho porque durante o dia, valores normais...cheguei em casa a noitinha, medi e estava 112, apliquei humalog e fiz um lanche como sempre...tomei 1 copo de leite desnatado com chocolate em pó (2 frades) e comi 1 pão francês com margarina...Depois subi no meu aparelho de ginástica e fiz 25 minutos...tomei banho e deitei...acordei 22 horas, medi estava 126...
Como estava 126, não me preocupei muito...chupei uma laranja até dar a hora de jantar...Não reparem, mas quando fui jantar já era meia-noite...rs...Aí que veio a surpresa: medi a glicemia antes de jantar e a danada estava 200!!! Desconfiei, medi de novo e deu pouca diferença: 186...
Agora pergunto? Tinha motivos para dar esse valor? Tem coisas que não entendo...

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

E quando o problema é com a caneta?

Às vezes quando a glicemia está alta, uma das nossas desconfianças vão pra cima da caneta...
Mas, na maioria das vezes, ela não é a culpada...rs...
Somente quando ela já está para o fim que sim...
Porque a caneta de insulina em uso tem um prazo de validade de 28 dias...
Então, se passou desse prazo, com certeza ela não terá efeito...
E você irá usar e sua glicemia irá subir...
Ou às vezes, acontece de ter deixado em local que a temperatura estava um pouco elevada...
por exemplo, esqueceu dentro do carro, ou então deixou dentro da bolsa e a bolsa ficou em local muito quente...ou esqueceu em cima da mesa e bateu sol...sei lá...pode ser...
Agora se a caneta de insulina estiver dentro do prazo, dificilmente será a culpada pela hiperglicemia...
Melhor é analisar outros fatores antes de querer dar fim nela...rs...


sexta-feira, 14 de setembro de 2012

de que adianta?

caneta se não tiver agulha...
bomba sem cateter...
lancetador se não tiver lanceta...
medidor se não tiver tira ...
insulina se não tiver nada disso...

todo diabético sabe...
precisamos de todas essas coisas...
pra tudo correr bem...

agora, o que tenho visto...
pelo brasil afora...
que poucos são os que têm tudo o que é preciso...
e que muitos têm apenas parte de tudo isso...

gasta se tanto dinheiro nesse país com cada coisa...
por que não gastar com o que realmente importa?
imagina uma pessoa receber insulina em um mês...
e não saber se vai receber no outro...
um mês recebe tiras, no outro nada...

em época de eleição onde todos parecem saber a solução para tudo...
deveriam saber de tudo isso, não somente os diabéticos...
e levar a coisa a sério...
somente assim...
para que os resultados das pesquisas sobre o controle da diabetes no brasil...
apontem para um outro panorama...


terça-feira, 4 de setembro de 2012

Sinal verde!


 Na minha penúltima consulta médica eu havia permanecido no sinal amarelo, principalmente em relação ao exame de microalbuminuria.
Havia saído dessa consulta bem chateada, com aquela sensação de fracasso. Me senti culpada, pois se não deu certo o que eu  estava fazendo, a responsabilidade era toda minha.
Combinei com a médica de refazer esse exame 4 meses depois, para ver se conseguia reverter isso. Desde então, fiquei mais atenta. Procurei ajustar melhor minhas glicemias. Só me faltou aquilo que faz tempo me falta: fazer exercício regularmente.
Passado esse período, refiz os exames e para o meu alívio deu tudo bem. Glicada caiu de 6,4 para 6,2 e a microalbuminuria passou longe e na balança constou 1 quilo a menos...rs... Só o colesterol que eu acho que reflete a minha falta de exercício regular. Então, da penúltima para a minha última consulta posso dizer que sai do sinal amarelo e voltei para o verde.
Consulta médica agora só no próximo ano. Só tenho que buscar melhorar sempre meus controles e arrumar o que não está certo.
Já falei aqui várias vezes uma coisa que incomoda: fato de usar muita insulina. Não consigo baixar muito a quantidade. Às vezes consigo baixar umas unidades, mas daqui a pouco volto a usar o mesmo tanto e assim vai.
Agora vou experimentar a usar junto mais um medicamento para ajudar ainda mais a insulina a trabalhar melhor. Além da metformina (500 mg) estou tomando também fosfato de sitagliptina (Januvia, 100 mg). É um medicamento utilizado para diabetes tipo 2, mas foi como a médica explicou: tomando esse remédio, vou conseguir diminuir as doses de insulina e quem sabe emagrecer mais um pouquinho...rs...
E tem dado certo viu...já consegui reduzir umas unidades de insulina :)