sexta-feira, 29 de junho de 2012

Confusão mental...

Como é horrivel a confusão mental...
Ficamos totalmente desnorteados...
Coisas simples que estamos acostumados a fazer...
Em poucos minutos se tornam coisas impossíveis de se fazer...
As ideias ficam todas bagunçadas em nossa cabeça...
Parece que estamos entrando num processo de enlouquecimento...
Algumas vezes já me aconteceu de ficar repetindo...estou ficando louca...estou ficando louca...
Para resolver isso, precisamos imediatamente de açúcar para que a glicemia suba logo...
Passam uns minutos e tudo volta ao normal...
Ruim é a sensação que fica depois...
Então...se virem algum diabético agindo estranhamente...
Não estranhem...dê o mais rápido possível açúcar para que a glicemia suba logo...
Confusão mental...mais um sintoma da hipoglicemia...

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Suor em excesso...

Não sou de suar...coisa mais difícil que tem, até mesmo quando faço exercício...
Mas, algumas vezes já suei de pingar da cabeça aos pés, ao ponto de ter que trocar de roupa...
Como assim? Como isso é possível?
Ahhh, quem é diabético, acho que sabe do que estou falando...
Estou falando de mais um sintoma da hipoglicemia...suor em excesso!
Às vezes tá o maior frio e eu começo a suar e sentir um calor danado, é só medir pra constatar a hipoglicemia...
Como não sou de suar, às vezes sinto minhas mãos úmidas, ou o meu rosto úmido...
Um simples e pequeno sinal de suor, já me indica uma possível hipoglicemia...

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Chacoalhando...

Se a ordem de todos dias é chacoalhar...
Então chacoalhemos...
Eu chacoalho assim...

 

E tu, tens chacoalhado como?
Vamos todos chacoalhar?
Se eu chacoalhasse mais...que ótimo seria...

terça-feira, 26 de junho de 2012

Segunda-feira, a vilã da semana?

Fazia dias que eu estava pra fazer um arroz de forno...
Porque o Douglas (o marido) tava querendo...rs...
Só que eu nunca tinha feito arroz de forno antes...
Aí como ontem foi segunda-feira, e segunda-feira ninguém merece...rs...
Resolvi ir ao supermercado e comprei cogumelos frescos, um maço de brócolis...
E uma garrafa de vinho...
Para ver se a segunda-feira poderia ser a menos vilã da semana...essa semana...


Arroz de forno da Dani:

-arroz integral;
- brócolis;
- cebola;
- ervilha;
- cogumelos frescos;
- queijo mussarela;
- queijo parmesão.

Fiz o arroz na minha super panela elétrica.
Numa outra panela, fritei a a cebola em um pouco de manteiga, coloquei um pouco de páprica (pra deixar vermelhinho e um pouco picante), joguei os raminhos de brócolis, depois coloquei os cogumelos e a ervilha...Depois joguei um pouco de molho vermelho (eu tinha menos da metade de uma caixinha aberta), então joguei um pouquinho de catchup...Montei tudo na assadeira...primeiro coloquei o arroz, depois o molhinho que fiz, cobri com queijo mussarela e queijo parmesão...e foi pro forno até derreter bem o queijo...
Essa foi a minha porção com uma tacinha de vinho...
Jantei sem aplicar humalog e ainda acordei com a glicemia baixinha...
E ficou melhor do que eu esperava...e a segunda-feira também terminou melhor do que esperava...rs...

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Coração acelerado.

Nada tira meu sono...
sou eu deitar na cama e
dentro de alguns minutinhos já estou em sono profundo...
E o meu soninho do início da noite é lei...
todo dia tiro o meu soninho reparador...
Mas, nesse domingo foi estranho...
Já estava com hipo antes do almoço e continuou depois do almoço...
Chupei umas balas e comi doce de leite com queijo
Cheguei em casa fui para o meu soninho...
Deitei às 19h30 e coloquei o celular pra me acordar às 21h30...
Deitei, mas não desmaiei como sempre faço
Sabe quando você deita, mas nada do sono chegar,
apesar de que eu estava com sono!!!
Daqui a pouco, meu coração começou a disparar...
tumtumtumtumtumtumtum...
Pensei comigo, tem alguma coisa estranha...
Vou medir!!!
estava com hipo de novo!
A glicemia estava 43...por isso não estava conseguindo dormir...
Levantei, tomei um suco de laranja com yakult
e comi bolacha com geleia de morango (com açúcar)
Pronto, resolvido o problema...
Coração acalmou e consegui seguir com meu soninho...
zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz...



Obs: coração acelerado, mais um sintoma da hipoglicemia...

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Hábitos...

Como é gostoso criar um hábito né...
Somos cheios de hábitos que foram criados ao longo de nossas vidas...
E novos ficam a espreita, só esperando uma oportunidade para se tornar mais um...
Sejam eles bons ou maus hábitos...
Cabe a nós, como dizem, cortar o mal pela raíz ou então depois ter que encontrar formas de nos livrarmos dele...
Uma coisa que estava começando a querer a tornar mais um hábito em minha vida, era de todas as sextas-feiras comer pastel da feira que tem perto do meu trabalho...
Isso durou umas três semanas, porém, optei por cortar o mal pela raiz e não deixar que isso se tornasse um hábito...
Tá certo que demorou um pouquinho, não foi tão pela raiz assim...rs...porém consegui perceber que isso não seria uma boa para mim...
Nunca mais vou comer pastel? Claro que vou continuar comendo pastel, mas não precisa ser toda sexta-feira né...rs...

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Nervos a flor da pele...

Começa a partida...
Nervos a flor da pele...
Tensão, nervoso, maus pensamentos tomam conta da minha cabeça...
Aos 35 do 1º tempo...o dito cujo do outro time faz um gol...
Aos 40 meço a glicemia e está 111...
Mais um teste que comprova pra mim...pelo menos pra mim...
Que o meu emocional não me causa hiperglicemia...rs...
Começa o 2º tempo...e para nossa alegria...
Aos 2 minutos, Danilo marca um gol para a galera...
Mas a tensão não diminui...
E a coisa vai assim, tensa até o apito final do juiz...
E no fim, um fim perfeito...
Empate...mas estamos na final...
A glicemia ao final do jogo...70...
A pressão? A pressão nem sei viu...deve ter ido às alturas...rs...

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Irritação...

Vários são os sintomas da hipoglicemia, porém vou falar de um em especial: a irritação.
Não é o pior nem o menos pior dos sintomas...é tão ruim quanto todos os outros...
No meu início com a Diabetes, apanhei muito com as hipoglicemias.
Como ainda não estava familiarizada com a coisa, não sabia como lidar...
Mas uma coisa era inevitável...quando estava com hipoglicemia e meu marido tentava me ajudar dando alguma coisa pra eu comer ou beber, nossa...era um sacrifício...
Eu ficava mal humorada, irritada e me recusava a abrir a boca para consumir o bendito e salvador carboidrato...Ele perdia a paciência comigo e acabávamos brigando...nessa luta, chegava uma hora que ele tinha que fazer à força...Até que a hipoglicemia passava e eu voltava ao normal...Mas aí ficava aquele clima chato né...rs...
Um dia lendo na internet sobre os sintomas da hipoglicemia, entre tantos outros, estava lá a explicação para o meu mal comportamento: irritabilidade, mudança de comportamento, nervoso, ansiedade...
De uma certa forma, isso me aliviou, porque pensa bem, a pessoa ao meu lado tentando me ajudar e eu sendo totalmente indelicada, que situação chata! Mostrei para ele e falei tá vendo, essa irritação é devido à própria hipoglicemia...rs...Desde essa descoberta, compreendemos como lidar nessas situações...
Se estou com hipoglicemia e irritada, eu simplesmente deixo ele fazer o que deve ser feito...sim, porque teimamos em achar que não estamos precisando de açúcar...rs...Ele também ignora a minha irritação, abre a minha boca e enfia logo o açúcar goela abaixo...hahaha...
Mas, falar que nunca mais vou ter esse sintoma quando estiver com hipoglicemia, isso é impossível...
Então, companheiros...muita paciência nessas horas...rs...

terça-feira, 19 de junho de 2012

Não, não morri...

Quando eu era criança e minha mãe mandava eu fazer alguma coisa, mas eu estava com preguiça, é claro que não queria fazer...
Mas, mãe é mãe...e não dava moleza não...tinha que fazer o que ela havia mandado...
Acabava fazendo né...com muito custo fazia...rs...
E depois em vez de escutar um muito obrigada, tinha que escutar, " tá vendo, não morreu, morreu?", ou então "deixa eu contar seus dedos...hummm, não caiu nenhum"...rsrsrs...
Então, hoje isso que minha mãe fazia no passado, eu mesma tenho que fazer comigo mesma, em relação a algumas coisas...
Vou pegar como exemplo, a prática de atividade física...
Confesso, morro de preguiça de fazer uma atividade física...e sei o quanto isso me faz falta...
Não pratico regularmente...se praticasse, com certeza estaria usando menos insulina, estaria pesando menos e fora todos os outros benefícios que a atividade física proporciona...
Pois bem, ontem tinha colocado como um desafio voltar a praticar atividade física...
Volta e meia, na verdade, eu estou sempre voltando a praticar...rs...
Tenho que melhorar meu desafio para sempre praticar...
E não precisa ser muito não...se conseguir fazer todos os dias 20 minutos, já será uma grande coisa...
Porque ontem fiz 20 minutos e já senti alguns benefícios de imediato...jantei sem aplicar insulina e ainda acordei com a glicemia baixa...
Imagina se fizer todos os dias??? Não, não vou morrer por gastar 20 minutos por dia em cima do aparelho ou no tapete de dança...Muito pelo contrário, vou melhorar e muito a minha vida!!!

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Glicemias do fim de semana

Consegui vencer os desafios do fim de semana...
No sábado apesar de não ter tido a alimentação correta ao longo do dia, consegui driblar a glicemia com a danada da contagem de carboidratos...rs...Como aqui em casa sábado é dia de faxina, se tem comida pronta a gente almoça, se não tem...aí passo o dia comendo fruta e pão (nada recomendável, mas como não é sempre...). Fora isso, a noitinha comi bolinhos fritos e tomei um pouco de vinho quente (que estavam uma delícia!!!)...Mas, apesar disso a glicemia se manteve bonitinha...A noite, deu fome, porque passei o dia só comendo besteiras, tomei uma sopinha de lentilha...Fui dormir bem e acordei com a glicemia boa também no domingo... Acordei, medi, tomei um lanchinho e voltei a dormir...afinal de contas era domingo né...rs...Acordei com uma leve hipo...Aqui acabei dando uma escorregada na glicemia...fico um pouco desesperada com hipo, então às vezes, como além do necessário...a glicemia subiu...Aí estava fazendo almoço para minha mãe e meu vô que vieram almoçar em casa, acabei beliscando umas batatinhas que fiz par ao meu vô, não computei direito...rs...Tomei insulina a mais, mas não resolveu...continuou alta depois do almoço...Aproveitei que estava alta para descansar, fui dormir um pouquinho e logo a glicemia voltou a baixar...baixou até demais...rs...Deu até para jantar sem aplicar insulina...Jantei vendo um filminho da hora de uma menina vampira lá nas terras geladas da Suécia e depois dormi...

Sábado:                             Domingo: 
07h26 - 51                        01h41 - 141
11h21 - 108                      08h04 - 91
13h47 - 109                      11h21 - 58
15h47 - 99                        14h16 - 237
19h07 - 112                      17h34 - 208
23h27 - 96                        19h03 - 145
                                        20h48 - 45
                                        22h47 - 47
                                        00h25 - 78

Planos para essa semana: retomar a atividade física, pois estava parada devido à chatice da gripe que me pegou...
Céu de fogo no domingo...
Uma ótima semana a todos!!!

sábado, 16 de junho de 2012

Desafios do fim de semana...

E chega o fim de semana, sempre cheio de desafios...
Comidinha da mamãe, da sogra...

Cerveja com amigos...
Salgadinhos para ver filmes...
Horários bagunçados...

E qual é o desafio?
Não desfrutar de nada disso por causa da diabetes?
Claro que não!

O desafio é escolher entre comer bem pouquinho ou comer a vontade, mas junto vem a necessidade de aumentar a quantidade da insulina ultra-rápida e claro aumentar os quilinhos...

Vou tentar a 1ª opção: comer bem pouquinho, mas um pouquinho de tudo...
Ainda bem que o fim de semana é curtíssimo...rs...

Um ótimo fim de semana para todos!!!




sexta-feira, 15 de junho de 2012

Fim da linha?

Medi a glicemia de um amigo um dia desses...
Ele havia comido apenas 1 pão pela manhã e não havia almoçado...
Quando a tarde fui medir a minha glicemia, eu medi a dele também...
A minha estava 111, duas horas após meu almoço...
A dele estava 189 e praticamente estava em jejum...
Bateu um leve desespero nele..." vou morrer"...rs...
Mas falei, não se preocupe! Procure um médico logo...
E foi o que fez...na outra semana, procurou um endocrinologista...
Que pediu vááááários exames...
Mas como não rolou uma empatia, decidiu que vai procurar outro médico...
É isso aí!!! Veja o quanto antes...no caso dele, tudo indica que deverá fazer um tratamento para Diabetes tipo 2...Mas isso só será confirmado depois de fazer todos os exames e do parecer médico!!!
Isso é o fim da linha? Claro que não!

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Ops...esqueci...

Ops...hoje esqueci de medir duas horas depois de ter tomado meu café...
Raramente esqueço, pois é automático...sou eu terminar de comer e olhar no relógio pra ver as horas e calcular o o horário da próxima medição...
Mas como estava aqui ocupada com umas tarefas no trabalho, acabou passando um pouquinho da hora...Mas a glicemia estava 120...ainda bem...
O perigo de ficar sem medir na hora correta é em relação ao risco de hipoglicemia...Na maioria das vezes que estou com hipoglicemia, eu sinto alguns sintomas, então já fico alerta, mas às vezes não tenho sintoma algum, por isso que é arriscado esquecer de medir...
Está quase na hora do almoço, então minha glicemia deve estar agora entre 90 e 100 (acho eu, rs...)...Acabei de medir só pra ter certeza...92!!! Yesssssss...rs...
Vou aplicar insulina pra comer minha comidinha e acho que vou aproveitar e dar uma pequena e rápida caminhadinha depois de comer e aproveitar um pouco o solzinho...Assim, a glicemia se mantém bonitinha...rs...

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Gaveta abastecida!

    Uma vez ou outra sempre gosto de falar aqui no blog sobre o fornecimento de medicamentos e insumos pela Prefeitura Municipal de Jacareí. Na maioria das vezes, temos o costume de falar somente quando algo não está de acordo ou quando não funciona direito, ou seja, gostamos de falar mal. E realmente, temos que falar mal sim quando é necessário, mas também é preciso falar bem quando as coisas funcionam bem!
    Nesse feriado, resolvi organizar as minhas gavetas, que há muito tempo estavam precisando de uma certa organização...E serviu para me dar conta de como eu tenho que ter um espacinho reservado para os meus insumos que uso para a Diabetes. Vou confessar, tinha uma gaveta maior bagunçada, mas agora está tudo organizadinho...uma belezinha...rs...E fiquei pensando sabe...eu tenho tudo o que preciso para o tratamento da Diabetes...e cada dia agradeço por isso...pois sei que se tivesse que comprar, não teria condições...e minha vida seria o oposto do que é hoje em relação à isso...Hoje não tenho preocupações e sei que se algo der errado, não foi por falta de insumos e medicamentos...
    Mas sei que a situação é muito diferente no Brasil afora...são muitas as desiguldades de um lugar para outro, de governo para governo, alguns lugares funcionam muito bem, outros pessimamente...e isso significa colocar em risco a vida de muitas pessoas que não conseguem ter o tratamento adequado para a Diabetes.
    Contudo, uma coisa é certa: é direito do cidadão ter o melhor para a sua saúde e bem estar! Muitas vezes o caminho não é suave...passamos muito nervoso, somos muito desrespeitados, humilhados...mas não podemos desistir...Temos que correr atrás do cumprimento de nossos direitos, se for preciso procurar a Justiça! Jeito sempre tem! O que não podemos é deixar a coisa ruim e nos conformarmos com ela!
    E que o governo federal crie um programa decente de atendimento aos diabéticos para o país de uma maneira igualitária, sem que precisemos recorrer à Justiça para termos garantido o que é nosso por direito!

terça-feira, 12 de junho de 2012

A Diabetes ou o Diabetes?

Eu no começo achava que o certo era "o diabetes", apesar da sonoridade não me agradar muito. Mas sabe como é né, não sei tudo sobre a Língua Portuguesa, mas procuro ao máximo seguir as normas da bendita. Mas sempre ficava intrigada ao ler e ouvir as pessoas falando sobre Diabetes...Ora a diabetes, ora o diabetes...Dava até uma torcida de nariz, quando via "a diabetes" (apesar de preferir essa sonoridade)...
Um dia lendo um blog (infelizmente agora não me lembro qual para poder citar), havia um post que dizia que as duas formas são corretas! Tanto faz...Tanto é que a partir daí passei a adotar definitivamente "a diabetes"...E hoje como é o dia dos namorados, fiquem livres para dizer "a diabetes minha namorada", ou "o diabetes meu namorado", rs...E ainda vai além...também são corretos: "o diabete" e "a diabete"...
O ou a, o importante é saber exatamente o tipo (1 ou 2 etc...) e ter os devidos cuidados...

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Extravagância??? Nem tanto...

Na última sexta-fera assisti o programa "Mais Você" para ver a doce Marianne Rogatto do blog "Casa com Retalhos" apresentando um pouco do seu lindo trabalho...Parabéns Marianne!!!
Enquanto aguardava para vê-la, passou um quadro com a participação de uma mulher que tem uma lanchonete que vende batata recheada.
Ai ai ai, já fiquei morrendo de vontade...prestei bastante atenção na maneira de preparar e no sábado lá fui eu para a cozinha...
E não é que consegui, apesar da lambança que fiz...
Batata recheada com queijo, tomate e cheirinho verde e salada de escarola com tomate picadinho

Extravagância? Comer batata recheada? Nem tanto...
Não dá para misturar mais coisas, porque a batata em si já é uma bomba de carboidratos, juntando ainda a gordura do queijo do recheio e a fritadinha leve na frigideira com azeite...só mesmo uma saladinha leve pra acompanhar...e pra tomar uma soda zero...hummmmmm...
Essa foi a minha porção!
Antes de comer a minha glicemia estava 80 mg/dL.
Apliquei 6 unidades de Humalog.
Dua horas depois estava 90 mg/dL.
Assim que eu gosto!!!

sábado, 9 de junho de 2012

Juntos até na glicemia...

Vou mostrar abaixo 2 resultados de glicemia de 2 pessoas diferentes.
Lembrando que os níveis ideais de glicemia devem estar entre 70 e 99 mg/dL.



Graças a Deus, os dois estão com as suas glicemias normais...
praticamente as mesmas...rs...
Porém, a de 93 na verdade é a minha!!!
Que não preciso dizer, mas vou dizer, sou diabética...rs...
A de 96 é do Douglas, meu marido, que não é diabético!!!
E ainda bem que ele não é, porque tem pavor de picadas...hahahahaha...
Essa glicemia aí, só consegui medir porque ele havia cortado o dedo!!! hehehehe...
Ainda falei assim pra ele:
"não se preocupe com o resultado, porque se der altinho, é porque você acabou de comer"...
mas quando vimos esse resultado, na verdade sentimos foi é um alívio...rs...

Juntos até na glicemia...rs...
E vocês companheiros inseparáveis de diabéticos (mães, pais, amigos, filhos, companheiros etc...), também aproveitam para dar uma olhadinha na glicemia?

terça-feira, 5 de junho de 2012

Cotidiano...

Todo dia tudo é quase sempre igual...Meu relógio desperta às 6h da manhã...tomo 1 comprimidinho de eutirox (88mcg) por conta do hipotireoidismo...Volto a dormir mais um pouco até o relógio despertar de novo, por volta das 7h30...meço minha glicemia e aplico minhas unidades de Lantus...Se a glicemia estiver baixa, já como ou tomo alguma coisa para estabilizar, se estiver normal tomo café normalmante, aplicando um pouco de insulina rápida para cobrir os carboidratos e se estiver alta, tomo café e aplico a insulina rápida para correção e para cobrir os carboidratos...Aqui no café da manhã tomo 1 comprimido de vitamina D, pois no meu último exame estava com uma forte deficiência dessa vitamina...Tomo meu banho e vou para o trabalho, onde entro às 9h... Lá pelas 10 horas (2 horas após ter aplicado a Humalog), meço de novo a glicemia...se estiver baixa ou normal como alguma coisa, se estiver alta não como nada e espero até a hora do almoço...Antes de almoçar, meço de novo a glicemia para ver o quanto vou precisar aplicar de insulina rápida para cobrir os carboidratos... Geralmente aplico 6 unidades de Humalog, às vezes mais (se a glicemia estiver alta e precisar corrigir), às vezes menos (se estiver baixa)...Depois do almoço, tomo 1 comprimido de metformina (500 mg) e 1 comprimido de um remédio manipulado que ajuda em várias coisas (queima de gordura, queima de carboidratos, redução de apetite)... Duas horas depois do almoço, meço de novo a glicemia...Se estiver baixa ou normal como alguma coisa, se não, fico sem comer até a hora de voltar pra casa, quando saio às 18h do trabalho...Chego em casa por volta das 18h30, meço de novo a glicemia e faço um lanche...às vezes aplico insulina rápida para cobrir os carboidratos, às vezes não...Quando estou com coragem faço uns 30 minutos de exercício, quando não, faço direto meu soninho de todos os dias...coloco o relógio para despertar 2 horas depois para poder medir a glicemia...às vezes até torço para estar um pouquinho alta para que eu possa dormir mais um pouquinho...rs...agora se estiver baixa, aí não tem jeito, tenho que levantar e comer (ou tomar) alguma coisa... Geralmente já é bem mais das 22h que levanto do meu soninho...Aí vou ver algo para jantar...meço a glicemia antes de jantar, aplico a insulina rápida para cobrir os carboidratos (dependendo, às vezes nem aplico)...tomo de novo 1 comprimido de metformina e 1 comprimido manipulado...Duas horas depois, meço de novo a glicemia...se precisar faço um lanchinho antes de dormir...

Então...essas não são as únicas coisas que faço durante o dia...pra falar a verdade são as coisas que faço de menos...com isso quero dizer que não são difíceis as tarefas da diabetes e nem que elas me impedem de fazer qualquer outra coisa que eu queira fazer...Mas são coisas que não posso deixar de fazer...Ahhh e no final de semana, a coisa é um pouquinho diferente do que tudo isso aí...rs...principalmente em relação aos horários...mas sempre medir e aplicar insulina, isso sempre...