segunda-feira, 23 de maio de 2011

10 coisas que eu adoro sobre você, diabetes!

Já que fiz a listinha das 10 coisas que odeio sobre a diabetes, agora nada mais justo do que fazer a listinha com as 10 coisas que eu adoro sobre a diabetes. Parece até uma coisa impossível né...falar sobre coisas que adoro sobre ter uma doença...Mas como diz o ditado...há males que vem pra bem... e a diabetes é assim...pelo menos pra mim...Vamos lá:

1) Aprendi que menos é mais;
2) Aprendi a por o pé no freio;
3) Aprendi a lutar pelos meus direitos;
4) Minha alimentação melhorou;
5) Conheci pessoas importantes: Dr. Nelson Rosado, José Francisco e Dra. Nanci;
6) Conheci muitas pessoas legais diabéticas e mães/pais de diabéticos e até não diabéticos (Roberta, Briza, Luana, Adriane, Nicole, Carol, Sarah, Nathália, Cristiane, Mafalda, Elisa, Carina, Aline, Catarina, Simone, Ricardo, Margarete, Mariana...e muitas outras pessoas);
7) Ficar feliz pelas conquistas diárias de outros diabéticos;
8) Ter valores normais de glicemia nas minhas inúmeras medições;
9) Glicadas abaixo de 6,5% (SIM, É POSSÍVEL!);
10) Gostar de aprender sobre a diabetes.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Mais uma dica...

No começo eu tinha muita hipoglicemia noturna...era um terror...Depois que comecei a medir a glicemia duas horas depois do jantar, raramente passei a ter... Por quê? Porque medindo a gente sabe quanto tá a glicemia...às vezes pode até estar um valor adequado..porém como a gente vai dormir e isso é por muitas horas... a glicemia abaixa...então temos que fazer um lanchinho pra garantir que isso não ocorra...Com isso passo a noite tranquila...sem o pesadelo da chatice de hipoglicemia...

terça-feira, 17 de maio de 2011

Tô maluquinha!!!

Sabe aqueles dias que as coisas não dão muito certo? Então...é assim que meus últimos dias têm sido. Acho que não está dando certo o esquema que a médica me passou...Aquele de diminuir a dose da Lantus e tomar um remedinho...Minha glicemia tem ficado alta em algumas horas do dia...Principalmente antes do almoço...Então fiquei pensando... se baixei a insulina e estou tomando o remédio...Parece que o remédio não tá fazendo tanto efeito assim e a insulina está fazendo falta...Porque além disso, fiz exercício todos os dias, com exceção de sábado e domingo (porque ninguém é de ferro né...rs) e nem estou comendo horrores pra falar que é culpa da comida! Isso tem me deixado um pouco ansiosa... porque a coisa não estabiliza logo! Liguei para a médica que me orientou a voltar pra dose que eu tomava de Lantus e continuar com o remédio. Mas aí então, por que vou tomar o remédio? Se é pra voltar a tomar a dose que já tomava e que de certa forma estava conseguindo controlar a glicemia...Hoje subi um pouco, mas ainda não deu certo...amanhã volto a tomar as 50 e ver se vai resolver...Tô maluquinha!!! rsrsrs...


sexta-feira, 13 de maio de 2011

10 coisas que eu odeio sobre você, diabetes!!!



















Nossa famosa amiga Nicole, mãe da pequena famosa Vittória, do blog "Minha Filha Diabética", postou no Bate-Papo Diabetes, do Facebook: "Essa semana, pros blogueiros sobre diabetes dos Estados Unidos é a D Blog Week, uma semana com assuntos pré estabelecidos pra serem discutidos nos blogs, hoje o tema é legal, chama 10 THINGS I HATE ABOUT YOU, DIABETES (10 coisas que eu odeio sobre você, diabetes)". Foi muito divertido ver no Bate-Papo a participação dos diabéticos e afins, falando sobre as coisas que odeiam em relação à doença. Então aproveitando o gancho, faço aqui a minha listinha das 10 coisas que eu odeio...rsrsrs...

1) HIPOGLICEMIA;
2) Quando preciso comer algo devido a hipoglicemia fora de hora;
3) Quando saio de casa e esqueço de levar insulina e/ou glicosímetro;
4) Fazer exame de urina de 24 horas;
5) Quando tenho certeza que tô fazendo tudo certo e a glicemia fica alta;
6) Dia anterior ao dia de fazer exames;
7) Quando vou medir e alguém diz: de novo!;
8) Quando as pessoas ficam dizendo: você não pode comer isso, não pode comer aquilo...;
9) Quando o resultado da A1C não dá abaixo de 6,0;
10) Não poder dormir sem ter um despertador.

E aí, quem se habilita a dizer algo sobre isso??? rsrsrs...

quarta-feira, 11 de maio de 2011

E aí quem vai querer participar da brincadeira???

Então gente...estou desde sábado tomando o remedinho, baixei a dose da Lantus pra 45 unidades e estou fazendo exercício desde 2ª feira :). A glicemia vem se mantendo bem, tirando um pico ou outro...está tudo bem... A nossa doce amiga Luana lá do blog "A Diabetes e Eu"  lançou um desafio muito "desafiador" que eu gostaria de divulgar aqui... Vamos ver quem faz mais atividade física durante a semana...assim uma puxa a outra...rsrs... Agora digo pra vocês, tô no maior pique... 2ª feira fiz 40 minutos e na 3ª já consegui fazer 50 minutos...ueeeeba! O mais legal de tudo é que o resultado é imediato! Na 2ª feira, apesar da glicemia alta antes e depois do almoço (212 e 209), depois super ajustou...Ainda mais porque faço exercício depois que chego do trabalho, a noitinha lá por volta das 19h00. Medi a glicemia antes de fazer e tava 137 logo depois já jantei e nem apliquei Humalog! Depois do jantar tava 105...ainda tive que comer um pãozinho antes de dormir...Acordei no outro dia com 99!!! Aí tá tudo bem...rsrs... a 3ª feira já foi beneficiada pelo exercício que fiz no dia anterior...A glicemia antes do almoço tava 152...fui almoçar e tomei 4 unidades de Humalog... Depois do almoço estava 57!!! A noitinha fiz de novo meu exercício, dessa vez 50 minutos e sem preguiça hein!!! Glicemia depois tava 96... Não tomei Humalog pra jantar!!! Glicemia depois: 58! Tive que fazer um lanchinho pra dormir...Hoje acordei com 50! Conclusão: hoje já consegui baixar mais duas unidades da Lantus:)...Legal né gente!!! Então ó Luana acho que já tô ganhando hein!!! E aí quem vai querer participar da brincadeira???

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Mudanças no meu tratamento.

Sexta-feira passada tive consulta médica com a endocrinologista. Como os resultados dos meus exames deram todos dentro do valores de referência, achei que estava tudo bem. Porém nem todos estavam... especificamente os de colesterol LDL (colesterol ruim) e HDL (colesterol bom). Conforme está descrito no exame, para o LDL, recomenda-se que o valor desejável seja menor que 130 e o meu deu 121% e para o HDL, recomenda-se que seja maior que 40 mg/dL, e ou deu 40 mg/dL. A médica me disse que o certo é LDL ficar abaixo de 100 e o HDL ficar acima de 55!!! Ou seja, fiquei bem fora do ideal...pra minha tristeza :(

Comentei com ela que eu não consigo abaixar a dose da insulina... Com a quantidade que tomo, consigo controlar até que bem a glicemia (minha glicada foi 6,4%), mas acho demais. Aí ela me disse que posso estar com resistência a insulina, ainda mais com esses números fora do ideal no colesterol... Fora que não consigo emagrecer...muito pelo contrário dei até uma engordadinha... Ela me disse que a insulina engorda, por se tratar de um hormônio anabólico por excelência, que tem a capacidade de aumentar a gordura e tal...mais ou menos isso...

Então ela me propôs o seguinte: tomar um comprimido de metformina para poder ir baixando a quantidade de insulina... Então se tomava 50 unidades de Lantus, passei a tomar 45 e mais o comprimido...que ajudará no trabalho da insulina... E tem mais também... agora tenho que de uma vez por todas fazer REGULARMENTE atividade física, pelo menos 30 minutos por dia... Pra poder baixar insulina, aumentar o colesterol bom, diminuir o colesterol ruim e quem sabe emagrecer :)...

Fiquei um pouco apreensiva quando ela me disse pra tomar o comprimido...fiquei com medo de estar começando a ter problemas característicos de diabetes tipo 2... Mas ela me acalmou dizendo que está tudo bem comigo... que isso iria ajudar a manter as coisas bem ;)...

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Hoje me lembrei de uma dica...


Eu adoro dicas...rs. Aí hoje me lembrei de uma que a médica me ensinou. Toda vez que vou fazer exame no laboratório, faço um de glicemia...Aí eu peço uma gotinha do sangue retirado no laboratório e coloco na fitinha do meu aparelho. Quando sai o resultado do exame do laboratório, eu comparo com o valor que deu no aparelho. Na última vez, o resultado da glicemia do laboratório foi 118 e do meu aparelho tb!!! Isso quer dizer que meu aparelho tá calibradinho!

terça-feira, 3 de maio de 2011

Só sei que não sei tudo...por isso sempre procuro por mais...porque nunca é demais!

Não sei tudo sobre Diabetes. Mas sempre procuro saber. Nunca é demais.
Adoro ler sobre o assunto, trocar figurinhas com outros diabéticos e afins (rsrs...).
Faço minhas anotações, meus exames, observo quais alimentos sobem mais a glicemia, os que mais me ajudam nas hipoglicemias. Se a glicemia dá uma descontrolada, procuro logo corrigir o que está errado. Às vezes pode ser falta de exercício, ajuste na dose da insulina, algum alimento...sei lá vou sempre observando...  
Tem coisas que não entendo...então leio umas 1000 vezes, pra conseguir entender um pouquinho.
Alguns documentos que me interessam, eu guardo para consultas (SIM! além da consulta com a médica, faço minhas consultas em outras fontes...rs...).
Acho que temos essa obrigação. Buscar saber sempre um pouco mais, nos ajuda a conviver bem com a doença e também a conviver com aqueles que dizem muitas bobagens por aí!
Diabetes é uma doença crônica, porém sabendo lidar, não precisamos nos privar de nada!

domingo, 1 de maio de 2011

Quanta ignorância, preconceito, sei lá... tudo de mal! Meu Deus!!!

Fiquei procurando o que escrever sobre isso que foi escrito por essa pessoa aí abaixo.
Só me vieram as piores palavras: ignorância, preconceito, desinformação, palavrões mil....
Vejam vocês mesmos...se ainda não viram...