domingo, 27 de março de 2011

E nem é diet...

 Sorvete de côco com cobertura de chocolate...e nem é diet...
-Nossa! Você não pode comer isso!
-Por que eu não poderia?
-Porque você é diabética...e todo diabético não deve comer doce!!!
-Posso comer sim...tenho diabetes tipo 1... e aplico insulina todos os dias... Preciso saber o quanto de carboidrato tem no que vou comer e aplicar a quantidade de insulina necessária para cobrir o tanto de carboidrato ingerido... Então...posso comer tudo o que quiser...claro que desde que a glicemia esteja controlada...e não abusar...para não engordar...rs...

sábado, 26 de março de 2011

Brizaaaaaa....

E uma Briza (é com z mesmo!)
assoprou de longe...muito longe...
Chegou tão forte que por aqui parou...
Conquistou um lugarzinho todo especial no meu coração...
E se tornou uma amiga muito querida!!!
Ahhh, com eu queria ter o super poder do teletransporte...
para te dar um abraço
de feliz aniversário hoje...

quinta-feira, 24 de março de 2011

Mais um dia misterioso...

E hoje foi mais um desses dias misteriosos...Glicemia baixinha, baixinha...Ontem a noite comi 2 pizzinhas sem aplicar a humalog...Acordei com 49...Pela manhã, tomei um yakult (pra variar! rs),Comi uma pizzinha fria com café (adoro!). E um pouco mais tarde (umas 2 horas antes do almoço), comi 4 bolachas de gergelim...
Para minha surpresa, medi antes do almoço: 75! Tomei uma sopinha de legumes, chupei uma laranja...Apliquei 4 unidades de humalog (na verdade era pra ser 3, mas viajei e apliquei 4). Depois do almoço: 45...Comi maçã e mais 4 bolachas de gergelim com café...Cheguei em casa a tarde, já sentindo um pouco de hipo...mas nada demais...Comi pão e tomei um copinho de iogurte...Fiz uma mini faxina (aí já viu né!!! não há nada melhor pra baixar a glicemia)...Adivinha? 50...tive que comer de novo...comi pão e tomei café...O que fiz de diferente para que tenha acontecido isso? Tirando a mini faxina: Nada! Absolutamente nada de diferente de todos os dias...Simplesmente isso acontece às vezes...

segunda-feira, 21 de março de 2011

E esse final de semana...

E apesar de ter trabalhado nesse domingo...O findi foi divertidinho...
Recebemos uma visita inesperada
de Dona Ana e Seu Bias para o cafezinho na tarde de sábado.
À noite fomos na casa da Érica...
Conversamos muito sobre História, comemos torradinhas com patês e tomamos cerveja.
Sempre acompanhados pela Tuquinha...
Teve a expectativa da lua gigante...
Mas tivemos que nos contentar com a luinha (linda!) de sempre...rs.
Domingo...trabalhei o dia inteiro...mas tudo bem... à noite deu pra aproveitar bem...
Dei uma arrumada no mosaico da Briza...acredite Briza!!! Essa semana fica pronto!!!
Tomamos um vininho, comemos uma bobeiras e demos risadas com o filminho "Coffee and Cigarettes".
Por que falar disso???
Porque a vida é assim... com diabetes, sem diabetes...
O importante é ser feliz...
Glicemias:
sábado: 145,119,119,150,223; domingo: 57,59,101,153,153,191,75... 
Com uma hiper ou outra...mas devidamente corrrigidas com humalog... tranquilo!!! 
E uma boa semana para todos!

sexta-feira, 18 de março de 2011

Eles e a hipoglicemia

Hoje ela teve hipoglicemia de madrugada. Duas horas depois do jantar estava 59...aí tomou um yakult. Depois pra passar a noite, ela comeu amendoim e chupou uma laranja. Ele falou assim...isso vai ser pouco...come mais alguma coisa...come um pão. Ela disse que não... que não ia ter problemas...que aquilo era suficiente. Lá por volta das 5h30...eles estavam dormindo. Aí o corpo começou a dar os seus sinais...Mas ela é muito dorminhoca...e ele muito atento e preocupado...Logo ele percebeu...o corpo dela começando a suar...bem pouquinho...Mas já o suficiente pra acordá-la e mandá-la medir a glicemia...Logo ela percebeu que realmente algo já estava acontecendo...Mediu...pimba... 51... e foi lá tomar o seu yakult que tanto gosta...Voltaram a dormir...acordou às 8h00 com glicemia de 87...E hoje durante o dia...os dois conversaram...e ele chamou a atenção dela...E ela...muito espertinha...disse...que se ele não a acordasse...que ela já tava acordando pra cuidar da glicemia. No final das contas...toda a atenção é pouco... ainda bem que ela tem a ele pra cuidar dela...

quarta-feira, 16 de março de 2011

Montanha Russa

E nesse final de semana que passou teve montanha russa...
Mas não foi de verdade não...foi a glicemia...um saco!!!
Sábado, domingo e 2ª feira...as médias glicêmicas foram lá para as alturas: 173, 224 e 172!!!
Fiquei desconfiada das insulinas, tanto da lantus quanto da humalog...
Mas não fazia muito sentido isso...mas todo caso mudei as canetas...
Até deu uma certa melhorada depois dessa troca...mas na verdade acho que foi apenas coincidência...
O que eu achei estranho foi um dia que a glicemia estava 297...arghhhh... foi antes do jantar...
Apliquei humalog para corrigir e para cobrir o jantar...uma hora depois tava 301...depois medi novamente e tava 219...por isso que desconfiei...
No outro dia a mesma coisa...antes do almoço estava 271...apliquei humalog pra corrigir e cobrir o almoço...duas horas depois tava 235... uma hora depois 196...
Depois disso tudo, resolvi trocar a caneta da humalog... aí não sei se foi coincidência ou não...mas a glicemia voltou a estabilizar... 79, 112, 145, 156...
Estranho né?????
Mas a verdade é uma só... a vantagem de sempre medir é essa...é saber o valor da glicemia e verificar quais os fatores que estão interferindo de maneira negativa e buscar corrigir...
Essa semana já voltei a comer o tanto de verduras que estava habituada a comer, voltei a fazer mais exercícios e estou diminuindo o consumo de alguns alimentos que de uma certa forma acabam fazendo a nossa glicemia subir, mesmo não sendo carboidrato, como o queijo por exemplo...
Pelos meus registros no glicemiasonline, a minha A1C estimada está em torno de 6,29%... Ruim não é...
Mas se eu conseguir baixar mais a A1C, as vantagens são imensas no combate às complicações crônicas da Diabetes.



segunda-feira, 14 de março de 2011

Minha sopa favorita!!!

Sopinha de abóbora
Não tem sopa mais gostosa e mais fácil de fazer...
cebola, gengibre, sal, azeite, abóbora japonesa picada, cheiro verde, queijo parmesão ralado.
É só fritar a cebola com gengibre e sal no azeite;
acrescentar a abóbora picada e deixar fritar um pouco com o tempero;
enquanto isso deixar fervendo um tanto de água numa panela à parte;
depois deixar a abóbora cozinhar com água;
quando a abóbora estiver mole, bater no liquidificador;
depois volta pra panela pra ferver um pouco...
Como é uma sopinha muito leve...
dá até pra comer com um pãozinho...
eu tinha um pedaço de pão italiano já meio passado...
então amassei alho com sal e joguei azeite
sobre o pão e coloquei no forno...
 
Prontinho na cumbuquinha...
sopa de abóbora, com cheiro verde, queijo e pãozinho...
Uma delícia!!! Minha sopa favorita!!!

sábado, 12 de março de 2011

Notícias da Roberta

Ontem consegui falar com a nossa querida amiga Roberta.
Está tudo bem...graças a Deus!
Ai gente...só a Roberta mesmo...
Diz que havia ido ao cinema...a sessão era por volta de meio-dia...
Era uma sessão especial para mulheres
e que estava passando um filme lindo...
com o ator japonês favorito dela...rs
Estava lá com mais algumas senhoras...
tinha ido sozinha...
Depois saiu do cinema e foi ao ponto de ônibus...
Nessa o Renato já estava DESESPERADO!
Porque ligava pra ela e não atendia o celular...
claro né...tava no cinema...rs
Aí ele falou com ela sobre o terremoto e tal...
Diz que lá onde ele trabalha tem equipamentos que pesam toneladas...
e que tava tudo balançando...
que tiveram que sair da fábrica...foram lá pra fora...
os carros estavam todos balançando...
Aí ela falou pra ele...nossa...não senti nada..nem um tonturinha...
Ela não estava na cidade onde mora...
Parece que o cinema fica numa outra cidade (fica distante uns 50 minutos de Fujimi)...
Por isso que não sentiu nada...
Ia pegar o trem pra ir embora...mas parece que já não tava funcionando...
Ligou pro cunhado que estava ali por perto...e ele foi buscá-la de carro...
Adivinhem pra onde ela foi depois disso??? E sozinha???
Foi para o Onsen!!!!
Diz que ficou lá no maior relax e tal...
Ontem estavam deixando preparadas umas coisas para caso de emergência...
Já deixou preparadinho seu kit de menina doce...
Iam sair pra comprar mais outras coisas necessárias...

sexta-feira, 11 de março de 2011

Ahhhhh se todo dia fosse assim...

E hoje foi um daqueles dias muito misteriosos das glicemias...
Mas dessa vez, o mistério é para o bem...rs...
Ontem a noite medi às 19h39 e tava 181...
Pra mim isso estava ótimo, porque assim poderia fazer meu soninho sossegada (sem riscos de hipoglicemia).
Quando foi por volta das 23h, medi novamente e tava 51.
Pensei, como tá baixo mesmo...vou jantar e não vou aplicar a humalog...
Hoje de manhã tava 112...
Antes do almoço tava 118...
pensei: acho que nem vou aplicar a humalog...
mas acabei aplicando 2 unidades... depois do almoço tava 74!!!
E agora a noite tava 129...
Jantei macarrão alho e óleo e não apliquei humalog...
Vamos ver amanhã...

Ahhhhh se todo dia fosse assim...

quarta-feira, 9 de março de 2011

Funghi Secchi Shiitake

Com o tempinho "bão" que fez nesse Carnaval,
passamos os dias e noites tomando sopinhas variadas...
Ontem à noite já estávamos querendo um arrozinho...rs...
Fizemos um arroz integral fresquinho com bastante alho...
com Funghi Secchi Shiitake...que ficou uma delíííííícia!!!
Antes de usar o cogumelo, devemos hidratá-lo, conforme orientações da embalagem.
Depois disso, é só usar a imaginação...
Como a minha imaginação é um pouco limitada no preparo de refeições...Fiz de um jeito bem simples...
mas que ficou muito gostosinho...
Numa frigideira, coloquei um pouco de azeite...joguei os cogumelos...
Acrescentei molho shoyu (não muito!), cebola, tomate e por fim cheiro verde...
Para acompanhar um copo de vinho...
hummmmmmmmmmmmmm...

Os cogumelos são super-ricos em proteínas, boa fonte de fibras e vitaminas e poderoso aliado da saúde, aumentando o sistema imunológico. São ricos ao ponto de poderem substituir o consumo de proteína animal. “O shiitake e o shimeji contêm mais de 15% de proteínas. Dá para trocar um bife por uma porção deles". (http://vidasimples.abril.com.br/edicoes/078/comer/conteudo_429323.shtml)

segunda-feira, 7 de março de 2011

E mais registros da glicemia...

Vira e mexe e a Diabetes nos permite pequenos momentos de alegria no nosso dia-a-dia...
Por exemplo: olhem os dias 03 e 06 de março: médias glicêmicas de 77 e 81!!!
Pra mim, isso é motivo de comemoração...
e também é o que me faz querer melhorar sempre...
É claro que nem sempre é assim...por mais que a gente se cuide...
mas SIM..é possível...
Vou continuando aqui nas minhas batalhas diárias para alcançar médias melhores...
e tenho certeza que com os outros é assim também...







sexta-feira, 4 de março de 2011

Carnavalzão!!!














Eu amo o Carnaval...mas não é por causa dele não...
é por causa do feriadão...hehehe...
Acho que não sou normal...ou não devo ser muito brasileira...
ou sei lá...
gosto é gosto...
Nesse feriado quero ficar em casa, dormir bastante,
assistir filmes, tomar vinho...
comer comidinhas gostosas, organizar as minhas bagunças...
Sorte minha que em casa não sou só eu não assim...
somos os dois...êêêê...
Não vou ver o Carnaval na T.V!!!
Só vou ver quando for o de Recife...
Um ótimo Carnaval pra quem curte!!!
Um ótimo feriado pra todos!!!

quarta-feira, 2 de março de 2011

Quando fica roxinho...

Não sei como é com outras pessoas. Mas comigo é assim...vira e mexe estou com um roxinho na perna, na barriga, no bumbum...por causa da picada da agulha da insulina.
Acho isso um saco, porque por mais cuidado que a gente tenha, vez ou outra não dá certo. Acabo pegando uma área não muito boa para aplicar a insulina...quando vejo a reação é imediata! Na mesma hora já fica roxo...e o pior fica por vários dias até sumir...
No braço já até desisti de aplicar, dificilmente eu acerto...e na maioria das vezes fico com as manchinhas roxas...e aí como é uma área exposta, todo mundo fica perguntando o que aconteceu...aí até eu explicar tudo e tal...achei melhor não aplicar mais no braço...
Esses dias me perguntaram se eu fico incomodada com os roxinhos...Sinceramente? Acho um pouco feio...às vezes fica muito feio...hehehe...e o pior é que demora pra desaparecer...