domingo, 4 de dezembro de 2011

Comer ou não comer doce...

Gente, não adianta...
Posso comer açúcar...
Quando a glicemia tá baixa (<70 mg/dl), beleza...
Como coisa doce para estabilizar (a glicemia sobe)...
Mas, quando a glicemia já está em níveis normais...
Aí posso comer também...
Mas não posso deixar de aplicar insulina...
Parece que falar sobre isso é uma coisa repetitiva ou desnecessária, pois todo mundo sabe disso...
Mas eu acho que não...acho que sempre temos que falar sim...
Quer comer doce, coma!
Mas meça antes, veja quanto está a glicemia e veja se vai ou não precisar da amiga insulina...
Fica aí a dica!

7 comentários:

  1. O dificil é fazer as pessoas entenderem isso... Tô cansada de dizer que podemos sim comer doce como qualquer outra pessoa, com moderação é claro... Odeio qd estou numa festinha por exemplo e chega a hora do bolo aí um desavisado solta aquela: Ah! Mas vc não pode!!!

    ResponderExcluir
  2. Julyana, na verdade eu escrevi sobre isso, de novo, rs...pq estava em uma reunião que depois eles sempre oferecem um lanchinho...só que é assim, às vezes oferecem salgado com suco, às vezes oferecem uma rosquinha doce com suco (detalhe: o suco já é super doce...rs...). Então como já sei, eu sempre meço a glicemia e tomo insulina...Mas nesse domingo, foi dia de rosquinha doce com suco doce! Só que antes eu não medi e não tomei insulina...Já viu a glicemia né, o que aconteceu... Aí fiquei pensando...uma vezinha que acontece isso a glicemia desanda...Imagina uma pessoa (diabética) que acha que pode comer doces a vontade e sem tomar insulina...Isso é que não pode...rs...E foi o que aconteceu comigo nesse domingo...Bj!

    ResponderExcluir
  3. Adorei!!! Simples, direto e explicativo. Vou mostrar pra Cati. BEIJOSSSS

    ResponderExcluir
  4. Oi Dani,
    Eu estou sempre falando a respeito deste assunto, e isto ainda assusta as pessoas. Numa crise de hipoglicemia, certa vez, meu amigo se assustou ao me ver pegando uma bala para chupar. Ai eu expliquei e ficou tudo bem, depois disto eu tive outras crises de hipo e lá vinha ele me dando balas ou me mandando comer doces. A maioria das pessoas ainda acreditam que portadores de diabetes só não podem comer doces, os demais tipos de alimentos podem ser consumidos a vontade. Ainda existe muitos tabus a respeito da alimentação dos diabéticos e cabe a nós, os que convivem com a doença esclarecer, falar e discutir sobre o tema. Embora, eu faça direitinho a contagem de carboidratos, eu raramente como doces, e também opto por não corrigir uma hipo com doces, eu só uso as balas quando eu não tenho outra opção, ou em uma crise aguda de hipoglicemia, mas eu deixo claro que isto é uma opção minha, e que embora eu tenha diabetes, eu não estou proibida de comer doces.
    Valeu, pela sua explicação, você foi clara e objetiva. Continue expondo o tema.
    Bj
    Cristiane

    ResponderExcluir
  5. É isso aí gente...doce é sempre bom evitar...pq não é bom pra saúde, engorda, dá cárie etc...rs... Mas se for comer, não tem jeito...tem que medir antes, aplicar insulina e medir depois...não é comer de qualquer jeito, em qualquer quantidade a qualquer hora...mas que pode comer, pode! rs...Bjão pra todo mundo!

    ResponderExcluir
  6. Esse trabalho de analisar, comer, medir, aplicar insulina... Às vezes dá uma saudade do tempo em que tudo era normal, quando o pâncreas tava ali trabalhando a todo vapor e eu nem lembrava que ele existia! Ele parou e só agora eu sei a falta que me faz. Já pensei até em fazer uma música romântica pra ele, algo do tipo 'volta, sou tão carente de vc, não consigo te esquecer, minha vida mudou desde que vc me deixou, perdoa se eu não te dei valor', etc kkkkkk. Mas enfim, o que eu ia dizer mesmo é que, no fim das contas, cada pequena conquista, tipo comer um doce, acertar na dose de insulina e ver que a glicemia ficou normal depois, é uma vitória e tanto! Temos a chance de saborear pequenas conquistas com mais intensidade porque cada acerto é de nossa autoria, sabemos o valor das pequenas coisas porque elas exigem grandes esforços, que nas pessoas 'normais' passam despercebidos.

    E sigo eu sozinho comentando no meio das mulheres, meio constrangido, mas tô aqui lendo suas experiências e dando sinal de vida.

    ResponderExcluir
  7. É aquela ta coisa né João, qdo tá td bem, a gente nem percebe...mas basta uma dorzinha de cabeça, um mal-estar pra nos darmos conta de qto é importante ter a saúde em dia...imagina vc então qdo o pâncreas para de funcionar...kkkk... Por isso comemoramos tanto qdo no nosso medidor há números tão simpáticos, como por ex. 77, 88, 81, 92, 99...rs... São conquistas que só nós diabéticos (e afins) entendemos e damos tanto valor...Mas olhe, nao fique constrangido...continue sim compartilhando pq pra nós diabéticos, não importa o sexo, a idade, pois estamos td no mesmo barco...hehehehe...Abração!

    ResponderExcluir