sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Feliz Ano Novo!!!

Neste ano que passou, gostaria de agradecer algumas coisas:
boa saúde; paciência; alegrias em pequenas coisas; tive tudo o que precisei; ganhei novas amizades para sempre; vi novas pessoas surgirem neste mundo; vi pessoas muito antigas permanecerem super bem neste mundo; me interessei por novas coisas; amei mais ainda quem eu já amava; trabalhei com alegria...
E para o novo ano que se aproxima espero para mim e para todos: repetir tudo de bom que tivemos neste ano que se finda e também realizar alguns sonhos...
DESEJO A TODOS DO FUNDO DO MEU CORAÇÃO UM FELIZ ANO NOVO!!!

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Glicemias de dezembro



Nos meus últimos registros publicados aqui no blog, minha amiga Briza fez uma observação em relação a estes dados acima "Estatísticas". Ela observou que as porcentagens não correspondem aos dados dos gráficos. Eu preciso entrar em contato com o responsável pelo site para tirar essa dúvida. Mas eu acho o seguinte: por exemplo, minha zona alvo estabelecida é de 70 a 160 mg/dL para as glicemias. Creio que as porcentagens que aparecem são relacionadas às medições feitas por mim ao longo dos dias. Já nos gráficos aparecem as "médias glicêmicas" diárias. No meu caso: considerando as médias glicêmicas, eu sai da zona alvo 6 dias apenas no período mostrado. Dias 02/12:175, 09/12:162, 15/12:164, 17/12:194, 18/12:175, 24/12: 170. Já no quadro acima aparece que as glicemias na zona alvo foi de 57,50 %! Mostra também 19,88% de hipoglicemia. No gráfico não mostra glicemia abaixo de 70, mas com certeza tive hipoglicemia em alguns dias...Sei lá se estou sendo confusa... mas é que fiquei com isso na cabeça e gostaria de conversar sobre isso...rsrsrs...

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Neste Natal...

Para todas as pessoas que conheço e que também não conheço:
Muita paz e amor neste Natal!
Espero que todos possam confraternizar com as pessoas que gostam num ambiente iluminado com muita harmonia e alegria.
Que todos ganhem muita sabedoria, saúde, paciência, força e tudo o que for necessário para seguir adiante...

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Eu faço assim...

Todos os dias, tenho que aplicar insulina pelo menos 3 vezes e medir a glicemia pelo menos 5 vezes. A cada aplicação uso agulha descartável e a cada medição uso a tira e lanceta que depois de usadas devem ser jogadas fora.
Em casa tenho duas lixeiras: uma de lixo orgânico e outra de materiais recicláveis. Não posso descartar meus materiais de diabetes em nenhum deles, pois apresentam perigo de causar ferimentos e contaminações.
Então pego uma garrafa plástica de refrigerante e vou depositando todo o material já utilizado. As canetas, tubinhos das tiras, chips e a embalagem das tiras descarto no lixo reciclável.
Depois da garrafa cheia de agulhas, tiras e lancetas vou até um posto de saúde para que os materiais sejam descartados corretamente.
O engraçado é que uma vez fui até o posto central e a mulher que me atendeu apresentou uma má vontade pra pegar a garrafa...Deu a impressão que aquilo que eu estava fazendo era a maior coisa desnecessária...Vai entender né?

sábado, 18 de dezembro de 2010

Diet ou normal? Uso os dois...

No começo da diabetes, eu passei a consumir somente produtos diets.
Com o tempo, deixei de ser tão rígida e passei a consumir produtos normais, mas com moderação e contando a quantidade de carboidratos.
Quando vou à um aniversário, sempre como bolo... se minha mãe faz sobremesa, como também...sempre como uma casquinha do Mc Donalds...às vezes faço bolo em casa, mas uso açúcar... e assim por diante...
Tem gente que lendo isso, deve estar achando uma irresponsabilidade de minha parte.
Mas garanto que não é... se vou comer coisas assim, não como muito...às vezes como quando a glicemia está baixa...Se não aplico insulina...
No dia-a-dia uso adoçante de aspartame para adoçar o café, chá e suco. Refrigerante que eu adoro, tomo diet. Achocolatado com leite também é diet. Já acostumei...
E de resto minhas comidinhas de sempre...arroz integral, verduras, leguminhos, sopas, macarrão integral, frutinhas...
A regra é: podemos comer de tudo! Palavra chave: MODERAÇÃO!!!

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Glicemia de 08/12 a 14/12

Pra quem ainda não conhece, esses gráficos são resultados dos registros de dados feitos no site: www.glicemiasonline.com.br. É uma ferramenta muito legal, na qual você pode fazer registros diários de medicamentos, glicemias, alimentação e tudo o que for necessário para te ajudar no controle da Diabetes.
Não paga nada! É só acessar, se cadastrar e começar a registrar. Eu não vivo sem!
Com essa ferramenta, é possível visualizar como anda a sua glicemia e a partir daí, dependendo dos resultados, você pode rever sua alimentação, medicamento, atividades físicas...
No meu caso, por exemplo, nos últimos 7 dias, a média glicêmica diária esteve mais alta nos dias 08,09 e 10, com valores entre 120 e 160 mg/dL. Nos dias 12 e 14 esteve em 140 mg/dL e somente nos dias 11 e 13 é que a média esteve dentro do limite normal, entre 80 e 100 mg/dL.
Como dizem, cada caso é um caso...
Analisando minha situação nesse período, verifiquei que tiveram dias que abusei na alimentação, não pratiquei exercício físico, não tenho também uma disciplina em meus horários. São coisas que sei que preciso mudar para que as médias fiquem sempre o mais próximo possível do ideal que é entre 70 e 100 mg/dL.
Já no gráfico dos últimos 30 dias, é possível visualizar que 12 dias consegui atingir a média entre 80 e 100 mg/dL. 12 dias fiquei na média de 100 a 140 mg/dL e 6 dias na média de 160 a 180 mg/dL.
Acho que mais uma coisinha é muito importante na vida do diabético: a MATEMÁTICA! rsrsrs...



domingo, 12 de dezembro de 2010

E no sábado foi assim...

Depois de uns dois dias de glicemias um pouco altas, neste sábado ela voltou a abaixar...
Segui o conselho da minha amiga Roberta e passei o dia inteiro tomando muita a água.
Ela disse que foi uma enfermeira diabética há 18 anos (eu acho, não tenho certeza) que ensinou pra ela que a água no organismo ajuda a glicemia abaixar...Valeu Ro, pela dica... Adoro umas dicas...
Foi até gostoso, pois estava muito calor e tomei bastante água geladinha.
Foi assim ontem:
Acordei com 180 às 7h. Tomei um suco de 2 laranjas e comi 4 bolachas de gergelim e comi 2 queijos de nozinho...voltei a dormir e fui até meio-dia...medi e tava 96. Tomei café e comi duas fatias de pão integral com queijo... Fiz umas coisas que precisava e fui tomando água o dia inteiro...O Douglas fez um almocinho pra gente...às 15h40, medi tava 40... chupei uma laranja e umas uvas...logo depois almocei...apliquei 3 unidades (arroz, legumes fritadinhos no shoyu: quiabo, vagem, cenoura, cebola e gengibre e escarola picadinha). Medi às 17h30 tava 76...Oba, deu pra tomar sorvete de morango com calda de chocolate (nem era diet)...Às 19h30...Medi tava 40!!! Tomei 2 yakult pra subir... pq ia sair pra ir jantar na casa da minha mãe...Abusei...comi arroz branco, feijão, salada e salmão...tava uma delícia...e de sobremesa torta holandesa da Sadia (não era diet)...hehehehe...Apliquei 7 unidades...Terminei de jantar era umas 22h00. Às 23h30 medi e tava 61...Como tava 61 fiz pipoca, tomei uma coca zero geladinha, e comecei a ver um filme que não terminei....Glicemia de jejum hoje: 68.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Meus apetrechos

Esses são os meus apetrechos que não vivo sem.
Minhas canetas de insulina. Lantus e Humalog.
As duas são descartáveis. Usou, acabou é só jogar fora.
 A Humalog tem um caixinha marron que é uma gracinha.
 E a Lantus tem um capinha preta que é super prática.
Além de minhas canetas, tenho também meu medidor de glicemia.
É outra coisa que sempre está junto de mim.
E quando preciso sair, fecho tudo e coloco em minha bolsa.
Não ando sem eles!!!

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Díri Mon

Negro pela manhã.
À tarde um índio apache.
Nórdico noite adentro.
Chinês termina a madrugada.
Parabéns!!! Te amo!!!

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

E eu gosto de...

fazer um soninho
ganhar massagem
sentir um cheirinho bom
banho fresquinho no calor
e quentinho no frio
dasarrumar e arrumar
brincar com as crianças
ataque de risos
trabalhar
férias
ficar a toa
ventinho fresco
chuva
plantas mágicas
sombra
praia
tirar fotos
rir das gargalhadas da letícia
saber das novidades do vocabulário do murilo
ver filmes
escutar música
novas amizades
conversar com a briza
e com a roberta...
essas duas tem sido a minha diversão ultimamente...rsrsrs...

domingo, 5 de dezembro de 2010

Glicemia de 28/11 a 04/12

As glicemias do diabético são assim mesmo.
Não tem como ser um gráfico sem muitas variações.
O importante é ir medindo as glicemias no dia a dia e controlando.
Às vezes em um mesmo dia pode dar um valor alto em um determinado (ou em mais de um horário) e depois estabilizar no resto do dia. Por isso a importância da medição diária e em vários horários.
Vamos adequando a alimentação, medicamento, atividade física, vendo quanto o emocional está interferindo e assim por diante.
Assim, conseguimos evitar que valores muito altos predominem na nossa vida e tragam consequências desagradáveis no futuro. 

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Fornecimento de medicamentos

Hoje foi mais um dia que retirei meus medicamentos lá na farmácia da prefeitura.
Não faltou nada, forneceram tudo o que é necessário para passar o próximo mês.
Insulina Lantus (caneta descartável), insulina Humalog (caneta descartável), agulhas para caneta, lancetas e tiras de glicemia.
Por isso que eu digo para quem ainda compra: é obrigação do governo fornecer insumos e medicamentos para diabéticos. Se você ainda não recebe, vai atrás procurar os seus direitos.
Aqui em Jacareí tivemos nossos direitos garantidos pela Promotoria Pública, através da AÇÃO CIVIL PÚBLICA com amparos nas Leis 7.347/85 (Lei de Ação Civil Pública), 10.782/01 (Lei paulista que define as diretrizes da política de prevenção e atenção integral à saúde da pessoa portadora de diabetes, no âmbito do Sistema Único de Saúde) e 11.347/2006 (Lei Federal que dispõe sobre a distribuição gratuita de medicamentos e materiais necessários à sua aplicação e à monitorização da glicemia capilar aos portadores de diabetes inscritos em programas de educação para diabéticos).
Querem uma dica? Procurem a Promotoria Pública de seu município.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Minha matula

Essa é a minha matulinha que levo pro serviço todos os dias.
Nela vão o meu almoço e o meu lanche da tarde.
Terça-feira foi dia de arroz integral com repolho e cenoura cozidinhos.
Sobremesa? Todos os dias uma laranjinha. ADORO!
Pro lanchinho da tarde: uma banana e uma maçã.



quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Gayatri Mantra - Chants of India

Tenho colado no monitor que fica na minha frente o dia inteiro um pedacinho de papel.
Apesar de ser um pedacinho de papel, tem umas palavras que acho que podem transformar a nossa vida.
Passo o dia lendo esse pedacinho, junto com as outras coisas que faço o dia inteiro.
Creio que isso me ajudará de alguma forma.
Gayatri mantra
"Ó Deus da vida que traz felicidade
Dá-nos tua luz que destrói pecados
Que a tua divindade nos penetre
E possa inspirar nossa mente."