quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Entre a Cruz e a Espada

Quem é diabético, sabe muito bem o que é viver entre a cruz e a espada. Ou escolhemos o caminho que nos diz “ai que se dane” e vamos vivendo uma vida desregrada, ou então escolhemos o caminho que nos diz “façamos o correto, sempre que possível”.
Nosso organismo não produz insulina, então temos que aplicar uma quantidade diária deste hormônio para que os açúcares ingeridos não se acumulem no sangue e possam ir para as nossas células. Nessa nossa luta diária para manter os níveis de açúcar considerados normais, precisamos lançar mão de algumas continhas matemáticas, entender as mensagens de nosso corpo, cuidar do nosso lado físico e emocional, ter muito “felling”.  Parece difícil, mas não é...
Na nossa tentativa de manter uma média glicêmica aos longos dos dias que não varie muito mora um perigo.  É aí que entram as temidas hipoglicemias e hiperglicemias que nos levam de um extremo a outro, às vezes em questão de minutos... Mas, com o tempo vamos aprendendo a lidar com a doença. Vemos que o melhor é seguir o correto (nem sempre é claro, mas sempre que possível, sim!!!).
Na verdade, nem gosto de falar “doença”, pois depois que fiquei diabética, passei a cuidar melhor de minha saúde. Dizem muito que nosso estado emocional influencia a nossa saúde física. Mas, tenho percebido que o contrário também ocorre, quando estamos bem de saúde, nosso emocional se acalma. Assim chegamos a um ponto de equilíbrio, tão necessário para diabéticos ou não!


quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Geleia de Amora

Onde eu trabalho tem um pé de amora que tá carregadinho.
Tem uma senhorinha muito simpática que trabalha lá comigo, a Dona Anita, que me deu um pouco de amora que ela apanhou.
Resolvi fazer uma geleia... Nunca fiz, foi a primeira vez.
Não ficou bonita, mas ficou gostosa.
É uma receitinha bem simples.
Se alguém souber um segredinho sobre como fazer uma boa geleia, agradeço se quiser revelar...

Lavei as amoras...
Coloquei as amoras na panela com um limão espremido, deixei em fogo baixo por uns 20 minutos e depois acrescentei 2 colheres de açúcar (pode substituir por adoçante p/ forno e fogão) e deixei cozinhar mais um pouco e mexia de vez em quando.

Olha que linda a cor que fica na panela...
Deu bem pouquinho... Da próxima vez vou fazer com morangos...


terça-feira, 28 de setembro de 2010

Obrigada Primavera!

E chegou a Primavera...
e com ela uma nova onda glicêmica veio acompanhada...
Que continue assim por muitas primaveras.
Sem hipers e hipos, esses dias tem sido tranquilos, glicemicamente falando (rsrs...).
Os dados abaixo não me desmentem...

 Para comemorar, nada melhor do que uma jantinha deliciosa...
Uma sopinha missoshiro com brócolis e agrião acompanhada de um vinho Merlot, hihihihi...
 Isso em plena segundona, ainda depois disso, teve música (uma das ouvidas está no vídeo abaixo) e finalmente assistir ao 1° episódio da 5ª temporada do Dexter...
Nossa senhora!!!
Vamos ver se será boa essa nova temporada...

The Clash In New Jersey- London Calling

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Sexta-feira, meu dia preferido...

 Se é para eu dizer qual é o meu dia favorito da semana, direi que é a sexta-feira. ADORO!!! É um dia que eu encerro a semana de obrigações. Chego em casa com aquela sensação de dever cumprido...E a partir daí fico com o pensamento no final de semana. Adoro ficar em casa, arrumando o que precisa, ou então saio pra resolver coisas na rua, que durante a semana é impossível de fazer... Gosto de ver filmes, de fazer um soninho durante o dia, assistir jogo do Timão (qdo não passa na T.V, ouço no rádio!!!), ouvir música. Ahhh, já estava esquecendo, gosto também de visitar blogs legais...Gosto de sossego... Acho que sou um pouco conservadora...
 
 Essa semana, consegui registrar os valores de minhas glicemias que estavam no meu medidor, no site www.glicemiasonline.com.br . É muito legal! Dá um pouquinho de trabalho, mas é possível ver várias estatísticas a respeito de nossas glicemias. Dá para registrar quantidade de medicamento e alimentação (por enquanto só coloquei a glicemia). Estou louca para fazer a minha glicada, pra ver ser realmente os valores que são gerados no site correspondem à realidade...Abaixo coloquei um resuminho...


 

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Obrigada mãe!

Sabe aquelas coisas que você sonha em ter, mas até você comprar... Acaba não comprando porque sempre tem outras coisas mais importantes... Por exemplo, tenho algumas coisas em casa (microondas, máquina de fazer pão e lava-louças) que se dependessem de mim, ficariam apenas como sonhos... Mas graças a outras pessoas tenho essas maravilhas em casa. AGRADEÇO de coração aos presentes recebidos. Outras coisas que sempre quis também eram  panela elétrica de fazer arroz e aquela panela elétrica de fazer grelhados... Pois bem, hoje eu GANHEI de presente de minha mãe!!! Ela disse que ia me dar no Natal, mas já deu agora... Amei, porque vai dar pra fazer praticamente todas as minhas comidas que estou acostumada e que adoro.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Lanchinho nutritivo, muito bem!!!

Pra mim é muito fácil trocar um prato de comida por um sanduíche... ADORO!!! Mas faço isso com muita consciência. Procuro, sempre que possível, utilizar pão integral (se não, vai o que tiver), verdurinha picadinha, tomates, cenoura ralada, pepino picadinho com: atum, omelete, hamburger de soja, salsicha de soja, ovinho frito, o que tiver... Assim é possível ter um prato saudável e saboroso, hummmm...
Sanduíche de Atum

Pãozinho com omelete

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

E foi um final de semana muito agradável...

Esse final de semana foi muito bom! O sábado passei com umas amigas muito queridas que há tempos não via. Foi muito divertido: conversamos, demos risadas, tomamos cerveja, comemos salgadinhos...
Tati Luz e Ju Baruel
 No domingo, comemoramos o aniversário de 95 anos do meu avô. Minha mãe fez uma comidinha boa, minha tia fez um tutuzinho de feijão, que só por Deus, viu! Revi uns primos muito queridos também...
Tava tudo muito bom... Muita paz e harmonia...
Bias' Family


























Minha glicemia no sábado: jejum: 60; antes do almoço: 141; depois do almoço 69; antes do jantar: 157; depois do jantar: 320 (apliquei umas unidades da rápida para corrigir e passar bem a madrugada)...continuando no domingo: jejum: 94; antes do almoço: 79; depois do almoço: 120; antes do jantar: 102; depois do jantar: 123... Assim que eu gosto!

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Diabético não pode comer doces???



É Sally. Nós, diabéticos nunca devemos sair sem nada para comer. Temos que comer, porque senão a insulina que aplicamos pode se virar contra nós!!! Por isso a hora do almoço tem que ser respeitada. Se estivermos muito ocupados, mesmo assim, devemos dar aquela pausa para o almoço. Tem uma coisa que me incomoda demais: as pessoas que quando sabem que somos diabéticos acham que não podemos comer doces de maneira alguma. Mas e aí se eu tiver uma hipoglicemia? O que me salvará? Por isso, sempre tenho balas na bolsa, no carro, no trabalho, em casa, ou seja, sempre as tenho comigo.
Ah e só para constar: depois de um dia hiper que tive na quarta-feira, nesta quinta-feira a glicemia resolveu dar uma boa abaixada: jejum: 63; antes do almoço: 167; depois do almoço: 116; antes do jantar: 158; depois do jantar: 166. Não está o ideal, mas quem é diabético sabe que nossa luta é diária!

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Um dia hiper!!!

Nesta quarta-feira, a minha glicemia resolveu dar um salto. Foi um daqueles dias que exigem uma maior atenção. De manhã, já acordei com a glicemia um pouquinho fora do ideal: 123. Até aí tudo bem vai. Tomei meu cafezinho com uma fatia de pão italiano (infelizmente esse pão é uma delícia, mas nada bom para a glicemia!). Eis que fui medir antes do almoço: 220!!! Apliquei 2 unidades da Humalog para dar uma abaixada e 5 para cobrir a refeição (3 colheres de arroz integral, 3 de feijão, 2 almôndegas de soja, alface e tomate).

Depois do almoço saí para ir ao banco e comprar umas coisinhas que estava precisando. Amei as coisinhas que comprei: DVD da Turma do Snoopy (fazia maior tempo que estava querendo, mas não achava); meinhas com bichinhos (ADORO); vários azulejos coloridos para fazer mosaicos e um moedor de pimenta (muito legal este aí de madeirinha). Depois de uma hora e meia, mais ou menos, do almoço, achei que estava hipo, e medi. Nem tava!!! Tava 160, beleza! Continuei resolvendo minhas coisas pela rua, pois como já estava 160 mesmo, dava tempo de resolver tudo e chegar em casa para comer alguma coisa.

Cheguei por volta de umas 17h e comi um pão com queijo feito na sanduicheira e tomei um copo de Coca zero. Fui deitar um pouco para descansar, e quando foi 20h30, medi de novo: 207!!!  Pensei, só podia ter sido o pão com queijo derretido (que adoro!). Gordura é fogo, faz a glicemia subir, demora mas sobe!!! Fui fazer, então, um pouco de exercício (30 minutos) para ver se dava uma abaixada. Subi neste meu aparelho aí, que é muito bom. Claro que tirei ele deste cantinho e coloquei na frente da televisão, senão ninguém aguenta ficar olhando pra parede, rsrs. Fiquei assistindo um documentário sobre o baterista do The Who, o Keith Moon. Nem vi a hora passar (ainda bem!).
Tá loco viu, a coisa parece uma praga, medi depois do exercício: 203!!! Mas como tinha que jantar né, pois já estava com fome, apliquei novamente 2 unidades da Humalog para dar uma abaixada e 5 unidades para cobrir a refeição (repeteco do almoço, só que em vez de almôndega de soja, comi um pedacinho de omelete). Duas horas depois do jantar: 198!!! Eita dia difícil esse... Hoje de manhã, acordei e tava 63... Tomara que hoje permaneça assim...

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Terminei a minha caixa de mosaico!!!

Hoje foi um dia que finalmente consegui terminar uma coisa que há meses tava empacada na minha vida: a caixa de mosaico que prometi pro meu avô. Nossa, é horrível quando temos coisas pra fazer e não fazemos. Aquilo vai ficando na nossa cabeça, nos atormentando... Fiquei ontem e hoje nisso, foi muito legal no final, dá aquela sensação de tirar um peso das costas... Exagerada, eu? Creio que sim ,mas eu sou assim... Agora é começar a fazer outro mosaico que também há algum tempo fiz o desenho, mas não comecei a colar as tesselas...

















Glicemia de hoje: jejum: 120; antes do almoço: 159; depois de almoço: 160; antes do jantar: 157. Hoje já deu uma subidinha... sucks!

domingo, 12 de setembro de 2010

Minhas A1C

Hoje resolvi juntar todos os meus exames de Hemoglobina Glicada (A1C) feitos desde 2004 até 2010. Como já faz 06 anos, é bom a gente visualizar todos os resultados, para ver como anda a coisa. Nossa, gente como fiz exames...Ainda não encontrei 2 exames de 2005, vou ter que perguntar pra minha médica, pois com certeza ela tem registrado por lá. Fiz a minha própria classificação, por cores, de acordo com o parâmetro da SBD (Sociedade Brasileira de Diabetes), que considera o ideal abaixo de 6,5% (tem também o parâmetro da ADA - American Diabetes Association,que é abaixo de 7%). Gostaria que estivesse mais "verdinho" esse meu quadrinho...Além disso, não devemos esquecer que há também um novo conceito que é o da Glicemia Média Estimada, que resumindo ela mostra a variação da glicemia ao longo do dia, o que também pode favorecer as complicações do Diabetes. Portanto, DEVEMOS ESTAR ATENTOS! Lá vai:

16/07/10-7,3%;
12/04/10-6,1%; 
04/12/09-5,6%;
10/08/09-6,7%;
08/06/09-6,4%;
06/04/09-6,5%;
12/01/09-7,0%;
13/10/08-6,9%;
07/07/08-7,4%;
24/03/08-6,7%;
13/11/07-4,7%;
11/06/07-5,7%;
13/03/07-6,2%;
12/12/06-7,1%;
06/09/06-7,2%;
02/05/06-6,1%;
31/01/06-5,9%;
28/10/05-9,4%;
19/07/05-7,4%;
14/03/05-não achei;
13/01/05-não achei;
15/10/04-5,2%;
23/08/04-8,5%;
05/08/04-9,5%.

sábado, 11 de setembro de 2010

E ontem foi assim...

Ontem tive um típico dia de férias...Acordei tarde (ADORO!), claro que coloco o relógio pra despertar cedo, como todos os dias para aplicar insulina e comer uma coisinha.
Resolvi terminar de vez uma caixa de mosaico que estou fazendo para o meu avô (que tem que ficar pronta até o dia 20, que será seu aniversário!).
Depois, fiz um almocinho bem gostosinho (enquanto fazia, tomei uma garrafinha de cerveja!).
Não pensem que comi bife, não! Não como carne, já há mais de 12 anos... Esse bifinho aí na fotinho é de glúten (uma ótima opção para quem não come carne, é uma delícia!).
Ah, até um bolo eu fiz! Só que acho que eu tenho problemas com bolos, pois eles nunca ficam bonitos, como aqueles de vovós...
Mas comemos mesmo assim, o bolinho de milho diet com um cafezinho fresquinho (outra coisa que sou viciada).
A noite, fiz uma pizzinha e tomei um vininho...

Minha glicemia?
Jejum: 97; antes do almoço: 190 (isso porque almocei tarde, então belisquei umas besteiras antes do almoço!!!); depois do almoço: 91; antes do jantar: 56; depois do jantar: 110.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Ó Deus!!!






Não sei como é com vocês, mas comigo parece que a minha glicemia vive de fases. Tem fase que tá tudo uma maravilha, dá aqueles números que enchem nossos olhos. E quando dá alto vc sabe exatamente o porquê. Aí de repente, a coisa começa a bagunçar... Começa dar uns números altos, mas sem vc saber o porquê. Tá comendo pouco, tá tomando mais insulina, tá fazendo exercício e a coisa não abaixa! A gente quase pira tentando identificar os motivos... Passa alguns dias, até que a gente resolve aumentar umas unidades da lenta e da rápida. Aumenta da lenta e diminui da rápida, é uma verdadeira loucura. Até que a coisa começa a se estabilizar de novo, e tudo fica uma maravilha... Vai entender né!

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Efeitos Colaterais da Felicidade

Ah Clarlie Brown, depende! Pra mim, alguns efeitos colaterais da Felicidade são:



Glicemia Controlada













Amar ainda mais quem já amamos...











Se encantar com as crianças...
















E velhinhos...













Saborear nossos alimentos...











 
 
 
 
 
 Admirar os animais...
 
 
 
 
 

terça-feira, 7 de setembro de 2010

E hoje fiquei muito feliz

E hoje fiquei muito feliz ao ter um comentário meu no blog da Nicole ter se transformado em um post. Coloco aqui o link do post, no qual faço o relato do processo para o fornecimento pela prefeitura da Lantus aqui em Jacareí.
Vamos lá gente! Lute por seu direitos, pois só quem usa sabe a diferença entre a NPH e a Lantus em nossa vidas! 

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

De volta da praia...

Hoje voltei da praia. Tudo bem que queria ter nadado bastante e ter tomado sol. Acabei não fazendo nem uma coisa nem outra, pois o tempo fechou e até chover,  choveu! Olha que fazia tempo que eu não via cair uma chuvinha boa...Minha glicemia passou bem no sábado, domingo e segunda-feira, apesar de algumas poucas vezes dar na casa dos 200 (por causa de de um certo abuso...), mas devidamente corrigida com a insulina rápida, no geral deu dentro da média.
Assim o que nos restou: ouvir músicas (Traveling Wilburys, Three Dog Night, The Band, Johnny Cash...) ler coisas divertidas (ADORO as tiras da turma do Snoopy), ver os 5 gols que o Timão marcou na rodada e ficar a um ponto do líder do campeonato, tomar cafezinho fresquinho várias vezes, fazer um soninho a tarde, comer comidinhas gostosas e ver filmes a noite (A Procura de Eric)...
No final das contas, foi um ótimo descanso...

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Algumas coisinhas que não vivo sem...

Há coisas na vida da gente que não vivemos sem, ainda mais se somos diabéticos...
Hoje foi dia de pegar na farmácia da prefeitura: insulinas, agulhas e tiras para o medidor de glicemia.
Justiça seja feita, aqui em Jacareí a prefeitura fornece tudo o que preciso...Aplico 50 unidades de Lantus, 05 de Humalog no almoço e no jantar e faço a medição da glicemia 5 vezes por dia (jejum, antes e depois do almoço e jantar).













Agora, devidamente abastecida, há outra coisa que não vivo sem: ADORO uma praia... E é para lá que vou neste final de semana...Vou lá arrumar a minha malinha...eba...

E pela estrada vou escutando minhas músicas favoritas e quando lá chegar vou nadar e tomar sol.

Ah! E também vou tomar uma cervejinha geladinha... Porque graças à minha adorada insulina, sim, eu posso tomar...hehehe...

Um ótimo final de semana a todos!!!

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Quando chego do trabalho...

Geralmente quando chego do trabalho, tomo um lanchinho da tarde... Essa é a minha hora favorita do dia!
E faço um pouquinho de exercício (20 a 40 minutos, dependendo da minha disposição!). São poucos minutos que fazem uma grande diferença na ação da insulina!
Depois faço um belo de um soninho reparador na minha caminha... Aqui tenho que colocar o relógio pra despertar, para evitar a hipo. Já tive algumas hipos bem feias nesse horário dormindo...Preciso estar atenta!
Levanto para jantar... Estou precisando me disciplinar para jantar mais cedo... o que dificulta é o bendito soninho que faço...
Às vezes antes de dormir ainda preciso fazer um pequeno lanchinho pra passar a madrugada sem a hipo...
E ainda tem gente que reclama da vida...


quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Centenário do Corinthians












Hoje é um dia muito especial!
01 de setembro de 2010, dia do Centenário do Timão!
Sou 100% timão no coração;
Não só eu, mas meu marido, minha irmã, meu irmão, minha cunhada, meu vizinho, o irmão do meu vizinho, meu primo, minha prima e por aí vai...
CORINTHIANS grandioso,
você é TODO PODEROSO!
VIVA AOS SEUS 100 ANOS...
E o dia do Centenário começou assim: